X

ANIVERSÁRIO

Aos 64 anos, Mongaguá segue sendo a 'Princesinha das Praias'

Mais de 60 mil moradores celebram aniversário de uma das cidades mais jovens da Baixada Santista

Nayara Martins

Publicado em 07/12/2023 às 10:02

Atualizado em 07/12/2023 às 10:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com direito a belas praias, Mongaguá segue sendo um dos destinos mais buscados neste fim de ano / Dyego Gonçalves/Prefeitura de Mongaguá

Mongaguá, considerada a ‘Princesinha das Praias’, no litoral sul paulista, completa 64 anos nesta quinta-feira (7). A Cidade possui, hoje, 61.951 moradores, segundo o censo do IBGE.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A palavra Mongaguá significa ‘água pegajosa’, nome dado pelos indígenas guaranis que viviam às margens dos rios Mongaguá e Aguapeú. 

No século XVI, emissários de Martim Afonso de Souza, em suas expedições, paravam em Mongaguá para descansar. Aos poucos foram surgindo os primeiros habitantes fixos e as primeiras propriedades. Parte do território atual de Mongaguá pertencia na época à Capitania de São Vicente e a outra à de Itanhaém.

Em 1776, o sítio de Mongaguá foi arrematado em leilão público pelo coronel Bonifácio José de Andrade, pai do patriarca da Independência José Bonifácio. E em 1913, com a Companhia de Melhoramentos de Praia Grande, surgiram os primeiros loteamentos.

Após a 2ª Guerra Mundial, em 1945, Mongaguá começou a se desenvolver, graças à construção da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Em 24 de dezembro de 1948 foi criado o Distrito de Mongaguá, incorporado ao município de Itanhaém.

Alguns anos depois, o movimento pela emancipação cresceu e o plebiscito aconteceu em 7 de dezembro de 1959. Já em 31 de dezembro de 1959, o então governador de São Paulo Jânio Quadros assinou a lei e o distrito foi elevado à categoria de Cidade.

A data de aniversário de Mongaguá é comemorada em 7 de dezembro por ter sido o dia em que foi realizado o plebiscito. A Cidade foi elevada à categoria de Estância Balneária em 7 de dezembro de 1977.

A CIDADE.
Mongaguá é uma das cidades do litoral sul de São Paulo que se destaca por possuir 13 quilômetros de belas praias ao longo da Cidade. Turistas e moradores contam ainda com diversos locais de belezas naturais, onde podem relaxar e curtir a natureza. Além de algumas trilhas, cachoeiras e pontos de pesca amadora aos amantes da pesca.

Uma das praias mais procuradas por turistas e moradores é a do Centro. E fica próxima ao centro comercial, à Prefeitura de Mongaguá e à Praça Dudu Samba.

Mais uma praia bastante movimentada na temporada de verão é a de Agenor de Campos. Ela está situada próxima à Plataforma Marítima de Pesca e ao Parque Ecológico Turístico, onde também se encontra a Estátua de Iemanjá.

O Poço das Antas também é outro atrativo, no Parque Turístico Umberto Salomone. O parque é formado por formações rochosas e extensa área de Mata Atlântica, com quedas d´águas que formam belas piscinas naturais. O acesso é feito pelo lado direito da rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no Km 88,5, no sentido Itanhaém.

Outro ponto de destaque é o Mirante de Nossa Senhora Aparecida, com mais de 15 metros de altura e cerca de 2,5 toneladas. A imagem de Nossa Senhora está instalada em uma trilha urbana, que possui uma passarela de madeira com 150 metros de extensão, no Centro.

Uma das atrações na região central é a Praça Dudu Samba e o Monumento São Pedro Pescador. É o cenário onde acontecem grandes shows e festas temáticas. A Dudu Samba também é uma opção de lazer para as famílias com pista de atletismo e ciclovia. 

A Feira de Artesanato é mais opção de lazer no centro da Cidade. São 98 quiosques com arquitetura própria de madeira maciça e tijolos aparentes. É um dos melhores lugares para quem quiser comprar o artesanato local nos finais de semana e feriados. 

Outras feiras de artesanato também atraem turistas e moradores, como as localizadas na avenida Mário Covas Júnior, no bairro Vera Cruz; no Espaço Henna e Artes, próximo ao rio Mongaguá; e a de Agenor de Campos, em frente a Plataforma de Pesca.

PLATAFORMA.   
A Plataforma Marítima de Pesca é um dos locais mais interessantes e bastante procurado pelos amantes da pesca amadora. É considerada a maior estrutura pesqueira em concreto armado da América Latina. O equipamento avança 400 metros mar adentro, formando um T e se lança 86 metros para cada um dos lados. Fica localizada na avenida Mário Covas Júnior, em Agenor de Campos. 

Outro ponto que merece destaque é o Parque Ecológico, em Agenor de Campos. Possui um viveiro interativo com várias espécies de aves, onde o visitante pode circular. Além de um serpentário com várias espécies de cobras e ainda um aquário. No parque podem ser vistos jabutis, quatis, jacarés, tucanos e outros animais silvestres.

IEMANJÁ.
Mais um atrativo é o Monumento à Iemanjá, situado próximo à Plataforma de Pesca, que atrai milhares de devotos durante o ano inteiro. No local são realizados festejos e cultos religiosos em homenagem à Rainha do Mar.

A área rural é outro local rodeado pelas belezas naturais da Mata Atlântica. A área é composta por pesqueiros, várias trilhas e cachoeiras. O acesso pode ser feito pela avenida Nossa Senhora de Fátima, principal via do bairro Agenor de Campos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Temporais que destroem o Sul do País podem chegar ao litoral de SP?

A Região Sul do Brasil vive nos últimos dias um dos piores momentos de sua história

Cotidiano

Rodovia dos Imigrantes tem lentidão na descida ao litoral na manhã deste sábado

O alto fluxo de veículos é apontado como o responsável pelo problema

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter