X

Itanhaém

Viagem Literária entra no mundo da contação em Itanhaém

O Viagem Literária circula por dezenas de cidades do interior e litoral de São Paulo, levando escritores para palestras e bate-papo em bibliotecas municipais

Da Reportagem

Publicado em 29/09/2016 às 15:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Contar uma bela história pode ser uma porta de entrada para novos leitores / Julia Carvalho

Contar uma bela história pode ser uma porta de entrada para novos leitores. É com essa perspectiva que Itanhaém receberá nesta sexta-feira (30), às 10 e às 14 horas, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim mais uma edição do programa Viagem Literária, do governo do Estado de São Paulo. Contação de histórias é o módulo que chegará à Cidade com os membros do grupo Agrupamento Teatral. O encontro será na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.

O Viagem Literária circula por dezenas de cidades do interior e litoral de São Paulo, levando escritores para palestras e bate-papo em bibliotecas municipais. A ação visa o incentivo à leitura e um olhar literário. O programa, que está na estrada desde 2008, é considerado um importante condutor de conhecimento ao aproximar o escritor do leitor.

Para este módulo, o programa estadual enviou o grupo Agrupamento Teatral, que nasceu em 2006 a partir de encontros de artistas que já pesquisavam a linguagem cênica e a comunicação do artista com o público. Em 2008, o grupo soma à sua pesquisa o teatro narrativo em diversas formas de abordagem, inicialmente, orientado pelo diretor teatral Roberto Lage. No ano de 2011, o grupo começa a dar ênfase à investigação sobre narrações e contação de histórias, apresentando-se em espaços culturais: bibliotecas, escolas, unidade do SESC, Fábricas de Cultura, parques e projetos de fomento à Cultura.

Informação importante

Uma pesquisa publicada na revista Social Science & Medicine e também no jornal Folha de São Paulo mostrou que ler livros reduz, aparentemente, em 20% os riscos de mortalidade das pessoas. A Universidade de Michigan, responsável pela realização da pesquisa, entrevistou 3.635 adultos acima de 50 anos.

O estudo releva que além da longevidade, essas pessoas que têm o hábito da leitura tendem a ter um glossário mais apurado, concentração, pensamento crítico e comportamentos mais saudáveis. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter