X

Itanhaém

Pescadores reivindicam melhorias nos boxes da praia dos Pescadores, em Itanhaém

Praça do Pescado, um dos únicos locais com a venda de peixes frescos, precisa de manutenção nos boxes e nos banheiros

Nayara Martins

Publicado em 25/09/2021 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Boxes de pescado na praia dos Pescadores, em Itanhaém, estão sem pintura; também falta limpeza nos banheiros / Nair Bueno/DL

Falta de manutenção na estrutura dos boxes e dos banheiros localizados na Praça do Pescado, na Praia dos Pescadores, em Itanhaém. Essa é a situação precária em que os pescadores artesanais estão trabalhando, nos boxes, com a venda de peixes ao público no local. 

A Praça do Pescado na Praia dos Pescadores, conhecida como Prainha, foi inaugurada em 30 de abril de 2008, pelo ex-prefeito de Itanhaém João Carlos Forssell. O local é um dos únicos pontos onde se vende peixe fresco e um dos mais procurados por turistas, na temporada de verão, no município.    

No total são 30 boxes na praça. Mas, segundo os pescadores, apenas alguns possuem barco de pesca e vendem o pescado de forma direta ao público. Outros boxes estão sendo ocupados por vendedores autônomos de petiscos e de artesanato.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp: https://bit.ly/diariodolitoral
Mantenha-se bem informado.

Para o pescador Claudionor Paiva de Oliveira, há mais de 30 anos na pesca, são necessárias obras de manutenção urgente no local. 

“Gostaríamos de agendar uma reunião na prefeitura para saber se há previsão de realizar obras de melhorias na praça. Pagamos os impostos e não temos um retorno”, ressalta.

Ele cita ainda que à noite e, na temporada de verão, a situação fica bem pior. “Usuários de drogas vêm dormir aqui e ocorrem várias invasões nos boxes”. Segundo ele, não há segurança em guardar objetos no local, pois o espaço não é fechado.

A mesma opinião tem o pescador Adacil Cordeiro de Alencar, que possui o barco de pesca Estrela do Mar, e atua há mais de 30 anos na pesca. 

“A prefeitura deveria fazer reparos nos telhados, nos banheiros e a pintura nos boxes. E ainda fiscalizar e saber quais são os espaços que estão sendo usados de forma irregular”. 

Segundo Alencar, alguns vendedores ambulantes ocupam os boxes de forma clandestina, pois não pagam os impostos à prefeitura, já que não há fiscalização. 

Outro problema é a falta de espaço, já que os pescadores não têm como guardar as caixas dos peixes e camarões após a chegada dos barcos. 

A artesã autônoma Luiza Cristina Fortunato também reclama da situação dos banheiros. Ela trabalha em um boxe com a venda de artesanato. 

“Trabalho há mais de 20 anos com o artesanato, mas não tem ninguém responsável pela limpeza e manutenção dos banheiros. Nós é que fazemos a limpeza dos sanitários”, explica. 

Na praça funcionam dois banheiros, masculino e feminino. Mas ambos estão com os vidros das janelas quebrados, as torneiras quebradas e sem portas. 

Cobrança 

O vereador Henrique Garzon (Podemos) esteve na Praça do Pescado, na praia dos Pescadores, para verificar a situação. Ele apresentou um requerimento solicitando informações do Executivo, no dia 8 deste mês.

Garzon solicita à prefeitura informações sobre o projeto e a obra de revitalização na praia dos Pescadores. Ele questiona sobre qual é a previsão para e início das obras de revitalização. E qual é o prazo de conclusão.  

Ele quer saber também o valor da obra no local. E se o projeto prevê apenas a revitalização da orla ou também deve incluir a Praça de Pescado. O vereador solicita ainda que a prefeitura envie cópia atualizada do referido projeto.  

Prefeitura 

A prefeitura de Itanhaém informa que, por meio de uma equipe intersetorial, encontra-se em fase de estudos sobre as ações a serem realizadas em espaços públicos com o perfil de utilização da Praça do Pescado, na praia dos Pescadores. E que as ações a serem realizadas nos locais serão definidas após o término dos trabalhos.

Em paralelo, segundo a Administração, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) aprovou, recentemente, os projetos de revitalização na Praça do Pescado, na orla da praia dos Pescadores e nas ruas adjacentes. 

Diz ainda que os projetos foram enviados ao Governo do Estado para avaliação e aprovação de sua execução por meio de recursos oriundos do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). A expectativa da prefeitura é que, em breve, possa ter o aval positivo do Estado para que os projetos sejam realizados, com melhorias na infraestrutura local.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter