X

CULTURA

Exposição mostra lendas no Museu Conceição de Itanhaém

A exposição conta com 17 telas em acrílico e 15 origamis sobre as lendas e o folclore da região

Nayara Martins

Publicado em 15/08/2022 às 10:00

Atualizado em 15/08/2022 às 10:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A historiadora Fátima Cristina Pìres, responsável pelo Museu e o Gabinete de Leitura, explica que a proposta é mostrar as lendas de cada município do litoral paulista / NAIR BUENO / DIÁRIO DO LITORAL

Divulgar e conhecer os personagens das lendas e os patrimônios material e imaterial da região. Esse é o objetivo da exposição realizada no Museu Conceição de Itanhaém, neste mês de agosto, em que se comemora o Dia do Folclore, dia 23, e o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, no dia 17.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A exposição conta com 17 telas em acrílico e 15 origamis sobre as lendas e o folclore da região. A autoria é da artista plástica Lea de Camargo. Tem ainda um quadro de abertura com as lendas brasileiras.

A historiadora Fátima Cristina Pìres, responsável pelo Museu e o Gabinete de Leitura, explica que a proposta é mostrar as lendas de cada município do litoral paulista. 

“Nosso objetivo maior é falar sobre a nossa região, de forma didática, enaltecer a cultura caiçara, a identidade, os sítios arqueológicos e os personagens do litoral como os indígenas, os sambaqueiros. Nossa cultura é muito rica”, destaca.

Tem ainda os origamis que mostram os personagens que fazem parte do folclore brasileiro e das lendas. São eles, o saci-pererê, o curupira, o boto cor de rosa, a mula sem cabeça e outros.  

As lendas também fazem parte do patrimônio imaterial e da memória afetiva dos moradores, segundo a historiadora.

“A ideia é receber os alunos das escolas da rede municipal, pois é uma forma de conhecer as lendas in loco, o Museu, o prédio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a artista plástica e a nossa memória afetiva de cada cidade”, salienta Fátima. 

A artista plástica Lea de Camargo explica que os trabalhos são feitos em acrílico sobre tela e mostram sobre cada uma das lendas das cidades do litoral. 

“Cada lenda é sempre uma fantasia, sendo um trabalho bastante prazeroso. As lendas são geralmente construídas em meio as neblinas, a noite e com os personagens misteriosos”, completa.

Os origamis, segundo ela, são feitos de forma simples para retratar os principais personagens do folclore e devem atrair tanto os estudantes como os pais.

No piso térreo há uma exposição permanente mostrando a história de Itanhaém, as festas tradicionais como a Festa do Divino, os pintores e a cultura caiçara.

A exposição pode ser vista até o dia 30 de setembro. O Museu Conceição de Itanhaém funciona de terça-feira a sábado, no horário das 9 às 17 horas. Fica na Praça Narciso de Andrade, no centro histórico de Itanhaém.

SEMANA DO PATRIMÔNIO.
O departamento municipal de Cultura está organizando ainda a Semana do Patrimônio que acontece a partir de quarta-feira (17) e vai até domingo (21).

A abertura solene será nesta quarta-feira (17), às 19 horas e, às 20 horas, acontece a conferência sobre o tema “Patrimônio imaterial: identidade de um povo”, com Toninho Macedo, no teatro Eva Wilma.

Na quinta-feira (18), às 19 horas, será a abertura da exposição “Retratos e relatos” do Coletivo de Fotógrafos de Itanhaém (Cofit), no Museu Conceição de Itanhaém. Já às 19h30 haverá a mesa de diálogos sobre o tema “A importância do patrimônio imaterial para a construção da memória e identidade”, com diversos palestrantes, no Gabinete de Leitura José Rosendo. 

Na sexta-feira (19), acontece outra mesa de diálogos sobre o tema “O fazer se faz memória”, na EE Benedito Calixto, com os palestrantes. 

No sábado (20), às 9h30, haverá a mesa de diálogos sobre o tema “A música como união de ideias e manifestações que integram a memória afetiva”, no Gabinete de Leitura. E das 15 às 20 horas, estão previstas várias apresentações da cultural tradicional, na antiga Estação Ferroviária. 

Para encerrar o evento, no domingo (21), às 19 horas, acontece a apresentação do lançamento do mini documentário sobre o “Reisado de Itanhaém” (contemplado pela lei Aldir Blanc). E às 19h30, haverá o show “Cantos do Litoral” com o grupo Peabirú, de Peruíbe, no Teatro Eva Wilma.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter