Equipe do Cescrim atende gestantes e mães que fazem a doação de leite materno em Itanhaém / Nayara Martins/DL
Continua depois da publicidade
Neste domingo (19) é celebrado o Dia Mundial da Doação do Leite Materno. Durante a semana o Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (Cescrim), em Itanhaém, deverá prestar homenagens às mães que doam o leite materno. As mães que forem ao Cescrim durante esta semana, vão receber uma lembrança da equipe no local.
“É uma data muito importante. Vamos agradecer a essas mulheres que conseguem compartilhar o leite dos filhos para outras mulheres que não conseguem amamentar os próprios bebês, em especial, as crianças que estão internadas nas UTIs dos hospitais”, destaca a nutricionista Vaneska Marques.
Continua depois da publicidade
O leite que é doado pelas mães ao Posto de Coleta do Cescrim vai para o Banco de Leite, localizado em Peruíbe, onde é pasteurizado.
O Banco de Leite faz o processo de pasteurização, garantindo o seu teor nutricional. Após isso, ele é distribuído ao Hospital Regional de Itanhaém e às demais maternidades na região. Ao ser pasteurizado, o leite pode durar até seis meses congelado.
Continua depois da publicidade
Atualmente são 12 mães que fazem a doação semanalmente. “É importante conseguirmos nesta rede de apoio a captação de novas mães doadoras”, frisa.
O objetivo é atender outras mães que estão com dificuldades de retirar o leite e, em algumas situações, quando o bebê está internado na UTI Neonatal do Hospital Regional de Itanhaém.
O Cescrim é um Posto de Coleta de leite materno, para auxiliar e conscientizar as mães sobre a importância de doar o leite aos bebês.
Continua depois da publicidade
“Os benefícios do aleitamento são inúmeros, desde a mãe que amamenta o seu próprio filho e para a criança que recebe o leite. O leite materno é o único alimento que é totalmente adaptável à saúde da criança. Além de ser exclusivo, pois somente o leite materno é capaz de garantir o desenvolvimento da criança sem precisar de complementação, diferente dos demais alimentos”, completa.
Vaneska explica ainda que o leite materno é chamado de alimento vivo, já que ele se adapta às necessidades de cada uma e ainda aumenta a imunidade da criança.
Ela cita também a questão social, porque com a doação pode se evitar os gastos com o leite artificial. Além de o leite materno ser diferente, já que está pronto para o consumo.
Continua depois da publicidade
Para fazer o cadastro, as mães podem entrar em contato com o Whatsapp do Cescrim, e a equipe retorna para realizar o cadastro. Ou a mãe pode procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para se cadastrar.
A equipe do Cescrim visita uma vez por semana as doadoras, sempre às terças-feiras, e fornece o material e as informações necessárias de como realizar a autocoleta do leite. O frasco de vidro, a touca e a máscara são fornecidos às doadoras.
O Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher tem ainda um grupo de WhatsApp ativo e exclusivo às doadoras, onde elas podem trocar informações diárias e tirar dúvidas sobre o aleitamento materno.
Continua depois da publicidade
Interessadas em obter mais informações, as mães podem entrar em contato com o Cescrim pelo telefone 13 3426.3197. Ou ir pessoalmente, ao posto de coleta, que fica na avenida Tiradentes, 184, no bairro Jardim Mosteiro, em Itanhaém.