X

Guarujá

Vereadores aprovam câmeras na farda de GCMs do Guarujá; Prefeitura avalia

Autor do projeto, o vereador Sérgio Santa Cruz (PSB) propõe que a adoção das microcâmeras nos uniformes seja gradual. E estipula o prazo de 12 meses para que todo o efetivo da GCM esteja equipado com o dispositivo

Nilson Regelado

Publicado em 13/12/2023 às 15:44

Atualizado em 13/12/2023 às 15:54

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A proposta surge após suspeitas de eventuais abusos que teriam sido cometidos durante a Operação Escudo / Prefeitura Municipal de Guarujá

A Câmara de Guarujá aprovou na sessão da última terça-feira o projeto de lei que propõe a incorporação de microcâmeras nas fardas dos guardas civis municipais (GCMs). Agora, a proposta vai a análise por parte da Prefeitura. O prefeito Válter Suman pode ou não acatar os termos do projeto, que tem caráter meramente autorizativo. Isso porque o Poder Legislativo não tem competência para impor medidas que ampliem os gastos do Executivo. Ontem, a Prefeitura se limitou a dizer que “aguarda o autógrafo (envio formal) de lei ao Poder Executivo para tomar ciência de todo seu teor e então realizar a análise técnica e orçamentária”.

No total, o Município conta com 352 guardas civis. Porém, em breve o efetivo crescerá porque a Administração Municipal convocou em 25 de novembro, através do Diário Oficial, mais 35 candidatos aprovados em concurso público. Com isso, o total de GCMs deve chegar a 387 nos próximos meses.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


Autor do projeto, o vereador Sérgio Santa Cruz (PSB) propõe que a adoção das microcâmeras nos uniformes seja gradual. E estipula o prazo de 12 meses para que todo o efetivo da GCM esteja equipado com o dispositivo.

Na justificativa contida no projeto o parlamentar argumenta que “a filmagem da ação policial é ferramenta utilizada pelas principais polícias” no mundo e que a medida visa “resguardar o policial e comprovar a correta abordagem, preservando a ação e as provas nela colhidas”.

Santa Cruz pondera que o custo do equipamento “não é alto” e que as imagens e sons obtidos pelo equipamento sejam preservados por 120 dias. O texto recebeu o voto favorável de sete vereadores. Cinco parlamentares votaram contra e outros cinco estavam ausentes no momento da votação.

Formação de provas

O projeto estipula, também, que imagens e sons poderão ser requisitados para fins de investigação ou instrução de processo criminal, cível e administrativo quando requisitadas pelo Ministério Público, Poder Judiciário ou por autoridade da Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social ou mesmo por agente da GCM que seja parte em inquérito administrativo.

“Não tenho absolutamente nada contra a Guarda, pelo contrário. É apenas uma questão de agir dentro da legalidade”, justifica Santa Cruz.

A proposta surge após suspeitas de eventuais abusos que teriam sido cometidos durante a Operação Escudo. Conduzida pela Polícia Militar, a operação começou no final de julho, após o assassinato do soldado PM Patrick Bastos Reis, integrante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). A incursão durou 40 dias, terminou no início de setembro e culminou em 28 civis mortos e 958 pessoas presas.

O Conselho Nacional de Direitos Humanos divulgou uma versão preliminar de um relatório sobre a Operação Escudo com 11 relatos de violações de direitos humanos supostamente praticadas pelos agentes policiais e menciona hipotéticas execuções e invasões ilegais de domicílio.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter