Projeto Verão no Clima 2018 é concluído na Baixada Santista

Projeto teve inicio no dia 4 de janeiro, atendendo 16 praias da região

Comentar
Compartilhar
23 FEV 2018Por Da Reportagem10h06
No Guarujá, as praias do Tombo, Astúrias e Pitangueiras receberam as ações de conscientização dos 18 monitores e 3 líderes contratadosFoto: Hygor Abreu

O projeto Verão no Clima 2018 chegou ao fim após um mês de trabalho de conscientização ambiental de banhistas. A cerimônia de encerramento aconteceu no último sábado (17), na Praia do Tombo, e contou com a presença do secretário de estadual de Meio Ambiente, Mauricio Brusadin.

No Guarujá, as praias do Tombo, Astúrias e Pitangueiras receberam as ações de conscientização dos 18 monitores e 3 líderes contratados, que foram divididos em dois turnos, mobilizando turistas e munícipes. O projeto contou com diversas ações ambientais, como corrida, caminhada, tendas temáticas, mutirão de limpeza e abordagens aos banhistas.

O secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha, valorizou o trabalho dos monitores. "Agradeço toda a equipe Verão no Clima, que trabalhou de forma profícua. Os monitores trabalharam diariamente mostrando a importância de se ter organização, limpeza e conduta nos espaços de todos, que são nossas praias", destacou.

Durante a cerimônia, houve também a soltura de duas tartarugas que foram reabilitadas pelo Instituto Gremar. "É importante conscientizar cada vez mais as pessoas a se responsabilizarem pelo seu lixo produzido nas praias para não comprometer qualidade da vida marinha. A ONU lançou em 2017 a campanha global Clean Seas ("Limpar os mares") dirigida a governos, empresas e consumidores com o objetivo de reduzir os resíduos de plásticos nos oceanos e o uso do micro plásticos que são lançados no mar", alertou o secretário estadual.

As ações do Verão no Clima aconteceram em mais de 60 praias de 16 municípios do Litoral Paulista, sempre de quinta a domingo, estendendo-se até a última quarta-feira (14), feriado de quarta-feira de cinzas.

No próximo dia 6 será realizado, na sede da Secretaria do Meio Ambiente em São Paulo, um evento de confraternização com a participação das 16 prefeituras do litoral, monitores, voluntários, ONGs, parceiros e demais envolvidos onde haverá o balanço geral do projeto, com total de lixo recolhidos durante todo o projeto.