Obras do aeroporto estão próximas de 15% em Guarujá / Igor de Paiva
Continua depois da publicidade
O secretário municipal de Infraestrutura e Obras do Guarujá, Adilson Luiz de Jesus, anunciou ontem que "10 a 15%" das obras do futuro Aeroporto Metropolitano já estão concluídas. Os serviços de adaptação da Base Aérea de Santos para o uso compartilhado de aeronaves civis e militares começaram na semana passada, conforme revelou, com exclusividade, o Diário do Litoral no último sábado.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Em seu cálculo, Jesus leva em consideração compromissos contidos no contrato firmado entre a Prefeitura e a Terracom Construções Ltda., como a execução do projeto de engenharia, a execução de serviços de topografia e os primeiros trabalhos de campo. Ontem, durante a vistoria técnica feita pelo Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, trabalhadores e máquinas estavam concentrados na abertura da pista de taxiamento de aeronaves.
Os trabalhos nesta primeira fase devem ser concluídos até julho e compreendem melhorias e eventual substituição do asfalto em pontos críticos da pista de pouso e decolagem, além da implantação de três mil metros lineares de cercas a fim de evitar a invasão da fauna silvestre.
Continua depois da publicidade
"Vamos cumprir o cronograma", prometeu o secretário municipal de Infraestrutura e Obras pouco antes da chegada do ministro ao Guarujá. O contrato firmado entre a Prefeitura e a Terracom também prevê melhorias na drenagem das instalações da Base Aérea e pintura de informações de segurança em todas as áreas de movimentação dos aviões. O investimento total é de R$ 19 milhões.
Ordem de serviço para obras do Aeroporto de Guarujá será assinada nesta terça
As obras nesta primeira fase serão bancadas, exclusivamente, com recursos do Governo Federal. A expectativa é que, em 2025, os primeiros Cessna Caravan 208 com capacidade para dez a 14 passageiros já estejam operando voos diários do futuro Aeroporto Civil Metropolitano para o Rio de Janeiro e Campinas.
Continua depois da publicidade
Mas, ontem, o ministro citou que já há um "diálogo franco com a Gol e a Azul", que estariam dispostas a operar voos diários inicialmente para o Rio de Janeiro com aviões para até 72 passageiros. "O presidente (Lula) nos orientou para que priorizássemos o Aeroporto do Guarujá', resumiu Costa Filho.
E, segundo o ministro, ainda este ano essas empresas devem promover os primeiros voos para o Guarujá "para trazer investidores" dispostos a conhecer o potencial turístico e portuário da Cidade. O terminal de passageiros deve ser licitado ainda este ano e vai receber aporte de mais R$ 20 milhões.
O início das obras só foi possível após o aval dado pela Força Aérea Brasileira para o início das obras no dia 27 de fevereiro. Na prática, a decisão do IV Comando Aéreo Regional determinou o zoneamento da área da União onde está instalada, desde dezembro de 1924, a Base da Aeronáutica, batizada inicialmente como Posto de Aviação Naval de Santos. Esse zoneamento definiu as diretrizes da segregação de atividades militares e operações civis no local.
Continua depois da publicidade
"A Força Aérea cooperou para viabilização do Aeroporto", resumiu o comandante da Base, coronel Jean Carlo, durante a cerimônia que autorizou o início das obras, no final do mês passado, no Paço Municipal.