X

Guarujá

Prefeitura de Guarujá prepara 22 postos para iniciar vacinação contra a Covid-19

Município aguarda a chegada das doses da vacina pelo Governo do Estado. Pretensão é iniciar campanha de imunização já no próximo dia 25 em pelo menos 20 postos fixos

Da Reportagem

Publicado em 08/01/2021 às 18:36

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os 20 postos fixos deverão ser distribuídos entre unidades básicas (UBS) e de saúde da família (Usafas) / Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guarujá está com a sua rede municipal de saúde estruturada para dar início à campanha de vacinação contra a Covid-19. O Município pretende disponibilizar à população 22 postos, sendo 20 deles fixos, e prevê o início da campanha a partir do dia 25 de janeiro. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) é de que, inicialmente, cerca de 40 mil pessoas sejam vacinadas na Cidade.

Deste modo, numa primeira etapa, serão 27.115 idosos e outros 10.701 profissionais de saúde a serem imunizados dentro do público-alvo prioritário estabelecido pelo Governo do Estado. O Município aguarda diretrizes para definir se prosseguirá com o Plano de Vacinação Estadual ou Nacional. O detalhamento da campanha será divulgado em momento oportuno pela Prefeitura.

Os 20 postos fixos deverão ser distribuídos entre unidades básicas (UBS) e de saúde da família (Usafas), e outros dois postos serão volantes, inicialmente nas sedes da Guarda Civil Municipal (GCM), no Jardim Helena Maria e em Vicente de Carvalho.

De maneira preventiva, a Secretaria já havia adquirido cinco câmaras de refrigeração para o armazenamento de até 800 doses cada.

Comunicado
O Estado comunicou que as doses serão encaminhadas ao Município semanalmente, pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica IV /Santos. Ainda não é possível especificar qual será esse quantitativo e quando a primeira remessa deverá chegar a Guarujá. Por outro lado, a Prefeitura dispõe de insumos suficientes, entre agulhas e seringas, para iniciar a campanha. O Estado já sinalizou que enviará novos itens que garantirão o término da ação.

O secretário de Saúde de Guarujá, Vitor Hugo Straub Canasiro, explica que a Cidade está organizada para a campanha. "A Vigilância em Saúde seguirá a estratégia das demais campanhas realizadas. Inclusive, criamos um Plano Operativo Municipal, que envolve a questão da segurança pública, para garantir que as pessoas do público-alvo tomem a dose", destacou. Segundo ele, a questão de segurança inclui ainda os profissionais e equipamentos de segurança municipais e também do Estado.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter