X

Guarujá

PF desarticula grupo ligado ao tráfico de cocaína para a África e cumpre mandados em Guarujá

O aprofundamento das investigações permitiu identificar que o destino da droga era o continente africano, em um ponto marítimo próximo da costa da Namíbia

Da Reportagem

Publicado em 16/09/2021 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Polícia Federal tem registrado aumento no número de apreensões de cocaína nos portos / Polícia Federal / Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (16) a Operação Coroa, em continuidade à investigação instaurada para desarticulação de um grupo responsável pela exportação de 2,8 toneladas de cocaína no início de julho último, quando sete pessoas foram presas em flagrante após interceptação de embarcação pesqueira na foz do rio Itajaí.

O aprofundamento das investigações permitiu identificar que o destino da droga era o continente africano, em um ponto marítimo próximo da costa da Namíbia, onde possivelmente aconteceria o transbordo da droga para outra embarcação.

Após o flagrante ocorrido no dia 3/7/2021, diligências policiais permitiram identificar a participação de mais oito pessoas envolvidas no financiamento das ações criminosas e na logística de transporte da droga até a embarcação. Mediante representação policial, a Justiça Federal em Itajaí/SC autorizou a prisão desses oito participantes identificados na segunda fase das investigações.

Cerca de 50 policiais federais estão dando cumprimento a 10 mandados de busca, apreensão e sequestro de bens nas cidades catarinenses de Itajaí, Camboriú, Navegantes e Penha, além de Salvador e Porto Seguro na Bahia e Guarujá em São Paulo. Também estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva e sete de prisão temporária.

As investigações já possibilitaram o sequestro de mais de R$ 1,6 milhão em patrimônio da organização. Com o apoio da SENAD/MJ e mediante autorização judicial, esses bens apreendidos serão levados a leilão e o dinheiro arrecadado reverterá em ações de prevenção ao uso e ao tráfico de drogas.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico, com previsão de 3 a 15 anos de prisão, além do perdimento dos bens utilizados nas ações criminosas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter