X

Guarujá

Levantamento em Guarujá testa 1.700 pessoas e identifica 100 casos da Covid-19

Concluído na última semana, o levantamento teve quatro etapas e foi desenvolvido em toda a Região da Baixada Santista

Da Reportagem

Publicado em 02/07/2020 às 11:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A última etapa da pesquisa regional concluída entre 17 e 20 de junho teve, no Município, mais 47 casos confirmados do novo coronavírus em pacientes assintomáticos / Divulgação / Prefeitura Municipal de Guarujá

Guarujá registra 100 casos confirmados do novo coronavírus em pacientes assintomáticos, conforme a pesquisa regional da Prevalência da Covid-19 na Baixada Santista (Epicobs). Na Cidade, o número total de testados nesse levantamento, composto por quatro etapas, foi de 1.736.

A última etapa da pesquisa regional concluída entre 17 e 20 de junho teve, no Município, mais 47 casos confirmados do novo coronavírus em pacientes assintomáticos. Da primeira até a terceira fase, Guarujá tinha exatos 53 casos positivos em pessoas que não apresentam nenhum sintoma da doença.

A Epicobs começou ao final de abril com o intuito de identificar pacientes assintomáticos, através da aplicação de testes aleatórios. Cerca de 10 mil pessoas foram testadas na Baixada Santista, por meio da pesquisa. Somente na última etapa, a pesquisa realizou 2.442 testes, sendo 160 casos confirmados, na Região.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Guarujá, a partir da análise de dados, a conclusão da pesquisa mostra que estamos em ascendência de casos. “Isso significa que estamos no pico da doença, e nos contaminando vagarosamente”.

Ele exemplifica que, como medida de segurança, o centro das atenções tem que continuar sendo o uso da máscara em qualquer lugar, atrelado ao isolamento social, além do uso do álcool gel, manter a etiqueta respiratória (espirrar e tossir mesmo de máscara sempre na região do cotovelo) assim como as saudações nipônicas. “Pelo menos até que os casos parem de crescer, para que só depois, os números comecem a reduzir”.

Sobre a pesquisa

O objetivo da Epicobs foi desenvolver um mapeamento do percentual de indivíduos que já tiveram contato com o novo coronavírus e mediante esses resultados sugerir aos prefeitos medidas na tomada de decisões sobre, inclusive a flexibilização ou não do comércio.

A testagem aplicada consiste na realização de um pequeno furo na digital de um dos dedos para extrair a gota de sangue, por meio de uma lanceta descartável. A amostra é colocada num dispositivo e em 15 minutos emite o resultado. Durante o procedimento, os munícipes responderam a um questionário com informações socioeconômicas e de cunho pessoal que incluem: sexo, idade, profissão, renda familiar e o nível de conhecimento sobre o coronavírus.

Durante a ação, que aconteceu nas nove cidades, os agentes de controle de endemias e comunitários de saúde da Prefeitura de Guarujá foram distribuídos em quase 20 bairros da Cidade. Na testagem, os munícipes receberam em casa, pelo menos, quatro integrantes incluindo profissionais de enfermagem, odontólogos, farmacêuticos e outros que chegam identificados por crachá e em veículo oficial da Prefeitura, com equipamentos de proteção individual (máscara, óculos e avental).

A compra dos equipamentos para os exames foi financiada pela Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), com realização da Fundação Parque Tecnológico de Santos e reuniu mais de 40 pesquisadores de todas as universidades da Região.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter