X

Guarujá

Lei de Diretrizes orçamentárias é aprovada em segundo turno

A Câmara Municipal de Guarujá aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC), de autoria do Executivo

Da Reportagem

Publicado em 30/06/2016 às 16:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Lei de Diretrizes orçamentárias é aprovada em segundo turno pela Câmara de Guarujá / Arquivo/DL

A Câmara Municipal de Guarujá aprovou na última terça-feira (28), em segundo turno, o Projeto de Lei Complementar (PLC), de autoria do Executivo, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2017. O valor total previsto para arrecadação do Município é superior a R$ 1,3 bilhão. Do total a ser arrecadado, 25% vai para a Educação e 15% à Saúde, conforme determina a Constituição Federal.
 
Trâmite

Encaminhado ao legislativo ainda em maio, o projeto foi analisado em duas audiências públicas e teve sua primeira discussão e votação em plenário realizadas na semana passada. Trinta emendas foram apresentadas, mas nenhuma aprovada, o que assegurou a manutenção do texto original enviado pela prefeita Maria Antonieta.

O presidente do legislativo, Ronald Nicolaci Fincatti (DEM), explica que mesmo havendo troca de comando na Prefeitura, ano que vem, a LDO deve ser elaborada e votada obrigatoriamente. "Por lei, tem que ser votada anualmente, porque ela define o planejamento das metas e prioridades da Administração Municipal, no exercício seguinte. O mesmo vale para a Lei Orçamentária Anual (LOA), que também será enviada no segundo semestre".

Saiba Mais

Antes de fazer o orçamento de cada ano, o governo prepara e encaminha para ser discutida no legislativo uma outra lei, chamada Lei de Diretrizes Orçamentárias, conhecida pela sigla LDO. A matéria tem que ser analisada em duas audiências públicas, depois pautada para votação e devolvida para sanção ao Executivo, dentro de prazo estabelecido pela Lei Orgânica Municipal. Para isso, serão realizadas duas votações, com intervalo de dez dias entre cada plenária.

A LDO estabelece metas e prioridades e contribui para elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual (LOA), que regula receitas e despesas da Administração Municipal para cada exercício anual seguinte.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter