X

GUARUJÁ

Investigados pela PF, Edna e Valter Suman passam a usar tornozeleiras eletrônicas

Suman foi afastado das suas funções por decisão do desembargador federal Nino Oliveira Toldo

Da Reportagem

Publicado em 03/05/2022 às 17:10

Atualizado em 03/05/2022 às 17:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Operação Nácar culminou na prisão de Valter Suman em setembro de 2021

Afastado das funções de prefeito de Guarujá desde a última semana de março, Valter Suman esteve com sua esposa na sede do Fórum Federal do Centro de Santos durante esta terça-feira (3) para colocar tornozeleiras eletrônicas que permitirão que ambos sejam monitorados pelas autoridades.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Valter e Edna Suman entraram na mira de investigações que apontaram supostos desvios de recursos públicos provenientes das áreas de educação e saúde com o auxílio de instituições sociais. A Operação Nácar culminou na prisão de Valter Suman em setembro de 2021, mas ele, e o secretário municipal de educação, Marcelo Nicolau, foram soltos três dias depois.

Suman foi afastado das suas funções por decisão do desembargador federal Nino Oliveira Toldo, da 4ª. Seção do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Durante a Operação Nácar, a PF realizou 55 mandatos de busca e apreensão em 31 endereços diferentes, que envolveram não só Guarujá, mas Santos; São Vicente; São Bernardo do Campo; Carapicuíba; São Paulo; Campos do Jordão; e Brazópolis (MG). Participaram da deflagração 225 policiais federais e três auditores da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU).

A investida visou o aprofundamento das investigações que apuram fraudes nas contratações das áreas da saúde e da educação realizadas pela Prefeitura.  A investigação tem como objetivo o combate de possíveis crimes de corrupção, desvios de recursos públicos e outros crimes, envolvendo verbas federais.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter