X

Guarujá

Guarujá promove ação de descarte correto de resíduos de eletroeletrônicos

Movimento acontece durante 1º Fórum Municipal de Combate ao Lixo do Mar

Da Reportagem

Publicado em 19/03/2024 às 12:25

Atualizado em 19/03/2024 às 13:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ação é fruto de uma parceria / Divulgação

Em parceria com a empresa Circular Brain, a Prefeitura do Guarujá promove no dia 20 de março, durante o 1º Fórum Municipal de Combate ao Lixo do Mar, um mutirão de descarte de resíduos de eletroeletrônicos.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Durante o evento, que acontece no Iate Clube de Santos, será disponibilizado um ponto de coleta voluntária, onde poderão ser descartados itens como, celulares quebrados, com defeito ou fora de uso, cabos de energia, computadores, notebooks, brinquedos eletrônicos, eletrodomésticos, controle remoto, televisores, tomadas, entre outros. Não são eletrônicos e não devem ser descartados nesse local, pilhas, lâmpadas, toners, baterias e tv de tubo. 

Segundo relatório  da Rede Circulare, que pertence ao grupo Circular Brain, o município do Guarujá produz 3.356,6 mil toneladas de lixo eletrônico por ano. Se empilhado, considerando o volume médio de um eletrônico, isso representa 83 vezes a altura da Ilha Porchat. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Já o Brasil produz mais de 2 bilhões desse tipo de lixo ao ano e apenas 3% é descartado de forma correta. “O maior problema que a população enfrenta é o desconhecimento. O Brasil tem mais de 15 mil pontos de descarte, o que representa cerca de 98,8% dos municípios, mas essa informação precisa chegar até elas, por isso essas parcerias são essenciais”, explica Lívia Santarelli, gerente de marketing da Circulare. 

Além da ação pontual, a Rede Circulare disponibiliza 12 pontos de coleta durante todo o ano à população. “Através de uma parceria com os correios, Kabum e Jadlog, foi possível ampliar em 4 vezes o número de pontos de entrega no país e hoje já cobrimos 98,8% dos municípios brasileiros”, conta Lívia. Para descarte nos correios, é necessário entrar no site www.circulare.com.br, entrar no link “soluções” e seguir o passo a passo para gerar a etiqueta. Depois, é só colar no pacote onde estão os os eletrônicos e entregar em qualquer agência parceira, sem nenhum custo. Já nos outros pontos, basta entrar no site, gerar o QR code e apresentar no momento da entrega dos equipamentos, não é necessário imprimir. 

A Circulare é uma plataforma da Circular Brain, uma empresa de reciclagem de eletroeletrônicos que coleta, processa e faz a rastreabilidade dos resíduos, reduzindo o número de resíduos descartados na natureza, incentivando a geração de renda e promovendo a economia circular das peças que podem ser reaproveitadas pelas indústrias. “Temos uma missão de incentivar a economia circular e limpar o nosso planeta, promovendo acessibilidade à população, para que seja cada vez mais simples encontrar um ponto de descarte próximo à sua residência. Só no ano passado arrecadamos mais de 23 mil toneladas de equipamentos, um crescimento de 461% em relação à 2022”, explica Livia Santarelli, Gerente de Marketing da Circular Brain. 

Pontos de Descarte no Guarujá:

Agências dos correios (imprimir etiqueta)

Agf Praia Da Enseada - Avenida Dom Pedro I, 1167
Ac Guaruja- Avenida Puglisi, 684
Ac Vicente De Carvalho - Avenida Santos Dumont, 929
Agf Vila Alice    - Rua Bahia, 85

Pontos Jadlog (apenas gerar o QR Code)

Guarujá Suplementos - Av Adhemar De Barros, 1526
Dsk Gráfica -    Av Alvorada, 492
Icolor Informática - Av Leomil, 721
Alkans Pharma Guarujá - Av Thiago Ferreira, 1020
Nova Era Placa - Avenida Adhemar De Barros, 2548
Mimos Presentes e Acessórios - Praca Nacoes Unidas, S/N
Papel E Cia -    Rua Montenegro, 264
Unidade Jadlog Guarujá 01 -Rua Presidente Kennedy, 555
Jacell - Rua Uruguai, 897

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ENTENDA

Bolsonaro tem alta após ser internado às pressas em Manaus

Bolsonaro foi a Manaus participar de um evento do PL Mulher, ala presidida pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro

CASO PORSCHE

Motorista de Porsche pretende se apresentar na segunda, diz advogado

Empresário é acusado de causar um acidente trânsito no fim de março que deixou uma pessoa morta e outra ferida na zona leste de São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter