X

CEREST

Em Guarujá, UBS Prainha não tem condições de funcionar

Órgão, que fica em Cubatão, realizou fiscalização em 6 de fevereiro e detectou vários problemas no imóvel de Guarujá

Carlos Ratton

Publicado em 14/03/2024 às 07:45

Atualizado em 14/03/2024 às 08:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A comunidade da Prainha, em Guarujá, depende da UBS / Prefeitura Municipal de Guarujá

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Prainha não cumpre a legislação no que se refere à saúde e segurança dos trabalhadores e usuários. A informação consta em relatório do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST) de Cubatão, que responde pela área também de Guarujá. A UBS compartilha seu local com a Sociedade Melhoramentos da Prainha e fica na Rua Nova, 170, no Sítio Paecara, em Vicente de Carvalho.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Unidade, segundo CEREST, está em condições precárias, colocando a integridade física e mental de todos em risco. A inspeção foi feita em 6 de fevereiro último pela equipe formada pelo engenheiro Fernando José Aguas, o técnico de Segurança do Trabalho Oséias Batista da Silva Albuquerque, do próprio CEREST.

O objetivo da fiscalização foi exclusivamente de verificar as condições ambientais de saúde e segurança do trabalhador da UBS Prainha. Segundo os técnicos, a unidade está instalada em uma estrutura não condizente para um estabelecimento de atendimento à saúde.

Com cobertura de telha de amianto na sala de espera que é dividida com um bicicletário. Nas demais salas, com forro de PVC branco em alguns pontos danificados. Não há janelas em todas as salas, sendo a entrada de ventilação natural, pela porta.

Caiçaras de Guarujá temem não permanecer no Plano Diretor

A climatização é insatisfatória, e que segundo informações, os ventiladores portáteis são dos próprios funcionários, sendo que em dias de calor extremo, o ambiente fica insuportável.

Na sala de espera existem dois ventiladores de parede. No local há dois ares condicionados novos, porém sem instalação, devido às condições elétricas do local, pois os fios não suportam a energia necessária para a ligação. Na cozinha onde os trabalhadores fazem suas refeições, não possuem janelas, e existe um botijão de gás de 13 kg na parte interna.

Encontrou-se, também, um cupinzeiro instalado numa viga de madeira perto da coluna. O local onde fica as salas, há um odor de urinas, fezes de animais e mofo, do lado de cima do forro. Nos locais não visualizamos extintores de incêndio para proteção e/ou qualquer equipamento.

O local possuí uma sala de espera, dois consultórios, uma sala odontológica, uma de enfermagem, uma administrativa, uma cozinha e dois sanitários masculino/feminino.

Prefeitura de Guarujá usa peixes no combate a dengue; entenda

Funciona das sete às 17 horas horas, com atendimentos clinico, pediátrico, ginecológico, dentista, odontólogos e enfermagem. Opera com 15 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros e administrativos.
Nem todos os municípios possuem o CEREST. Por isso, em alguns casos, o CEREST de um determinado município responde pela área de um município vizinho. É o caso de Cubatão que responde pelo Guarujá. O de Santos, por exemplo, responde por Praia Grande e São Vicente.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) ainda não foi notificada sobre o relatório elaborado pelo Cerest e informa que a UBS está em seu planejamento de mudança de endereço dentro de 90 dias.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Bertioga contará com Centro de Educação Ambiental

Trabalhos têm como objetivo revitalizar o CEA e aprimorar as diversas atividades já existente

CRIME SEXUAL

Câmera flagra homem estuprando moradora de rua no litoral de SP

Imagens mostram homem montando uma espécie de cabana com papelão e mantendo relações sexuais com a vítima; política tenta identificar agressor

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter