Em Guarujá, Campanhas de Vacinação são prorrogadas até o dia 13

Decisão tomada pelo Governo de São Paulo foi motivada pela baixa adesão dos públicos; unidades de saúde do Município não abrirão nesta sexta (30) e nem na segunda-feira (2), devido ao Dia do Servidor Público e Dia de Finados, respectivamente

Comentar
Compartilhar
29 OUT 2020Por Da Reportagem19h30
A decisão foi tomada pelo Governo de São Paulo porque as coberturas vacinais estão abaixo do ideal no EstadoFoto: Divulgação/PMG

Em Guarujá, as Campanhas de Multivacinação e Vacinação contra sarampo e poliomielite, que terminariam nesta quinta-feira (29), foram prorrogadas até o dia 13 de novembro. A decisão foi tomada pelo Governo de São Paulo porque as coberturas vacinais estão abaixo do ideal no Estado.

Devido ao ponto facultativo alusivo à comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de outubro) transferido para sexta-feira (30) e feriado nacional de Finados nesta segunda-feira (2), as Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não atenderão os munícipes na sexta (30) e nem na segunda (2), retornando ao expediente apenas na terça (3).

Normalmente, as UBSs e Usafas estão abertas de segunda à sexta-feira, das 9 às 15 horas (lista abaixo). É necessário levar um documento com foto e a carteira de vacinação, se tiver.

É importante ressaltar que os profissionais utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e seguem todos os protocolos de higiene e segurança, que estão sendo tomados para evitar a propagação do novo coronavírus, conforme recomendado por órgãos oficiais de Saúde.

 

Público-alvo

Para o sarampo, o público de 6 meses a 49 anos que ainda não se imunizou, deve  comparecer a um dos 20 postos de vacinação da Cidade para ter a carteira de vacinação avaliada pelos profissionais da saúde. Até o momento 14.148 munícipes já receberam a dose.

O público-alvo contra a poliomielite conta com 17.177 crianças em todo o Município, sendo a meta de imunização de, no mínimo, 95%. A campanha está sendo realizada de forma indiscriminada para as crianças de 12 meses a menores de 5 anos, que serão vacinadas com a vacina Oral Poliomielite (VOP).

Já as crianças de até 12 meses estão tendo a situação vacinal atualizada com a Vacina Inativada da Poliomielite (VIP), pela Campanha de Multivacinação. A multivacinação acontece em crianças e adolescentes menores de 15 anos, tendo como objetivo atualizar a caderneta.

Até o momento, 10.524 pessoas foram imunizadas contra poliomielite e outras doenças no Município.