X

SERVIDORES PET

Em Guarujá, cães 'ganham crachá' e passam a integrar ambiente de trabalho dos servidores

Luciano de Moraes Rocha, secretário municipal de Gestão Administrativa (ADM), apoia a iniciativa e considera o convívio entre os animais e os servidores, algo positivo na rotina de trabalho do local

Da Reportagem

Publicado em 03/01/2024 às 15:36

Atualizado em 03/01/2024 às 15:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Raposinha é um dos novos servidores que atuarão em Guarujá / Hygor Abreu / Prefeitura Municipal de Guarujá

A Prefeitura de Guarujá ganhou quatro reforços especiais como "servidores públicos". São os cães Raposinha, Scooby, Coreana e Rafael, que ganharam réplicas de crachás de funcionários, na última semana, no Complexo Administrativo e Operacional, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho. A iniciativa foi idealizada para enaltecer a presença e apoio diário dos bichinhos no local, que faz parte da Secretaria de Gestão Administrativa.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A atração do espaço é a vira-lata caramelo Raposinha, já que a cachorra é dócil, pede por carinho e foi o maior incentivo por trás da ideia da ação. Ela fez a primeira aparição no Complexo Administrativo e Operacional neste ano e um fato curioso chamou a atenção de todos: ela chega ao local todos os dias durante o horário do expediente e, depois, volta para sua casa, que fica nas redondezas.

Coreana também ganhou um crachá em Guarujá

O funcionário Carlos José dos Santos, que trabalha há 22 anos no local, destaca as semelhanças que Raposinha possui com servidores públicos. "Ela fica grande parte do tempo no setor administrativo, senta na cadeira e faz a alegria de todos. Ela chega cedo todos os dias e vai embora ao final do expediente, às 17 horas. Uma funcionária pública nata que virou a inspiração para os crachás", destaca.

A parte externa do Complexo possui inúmeras funcionalidades, sendo elas, oficinas mecânicas, garagem municipal, almoxarifado central e almoxarifados das secretarias municipais de Saúde (Sesau) e de Educação (Seduc). Os outros três bichinhos circulam por esta área, sendo "controladores de acesso" e ajudando os guardas na segurança noturna.

Luciano de Moraes Rocha, secretário municipal de Gestão Administrativa (ADM), apoia a iniciativa e considera o convívio entre os animais e os servidores, algo muito positivo na rotina de trabalho do local. "Cada dia mais nós percebemos a importância que os pets têm na vida do ser humano. A convivência com eles só traz alegria no dia-a-dia dos funcionários, além de ser um ato de carinho e amor com estes animais que já fazem parte da família do Complexo Operacional".

Rafael é 'controlador de acesso' na área externa do Complexo Administrativo e Operacional

TRIO TERNURA.
O tímido Scooby é um vira-lata caramelo que vive no espaço há cerca de quatro anos. Ele foi acometido com botulismo, que o deixou entre a vida e a morte. Com muito amor recebido e o tratamento, Scooby conseguiu vencer a luta contra a doença. 

O animal mais antigo no local é a cachorra da raça Collie, Coreana, cujo nome foi atribuído ao fato de possuir olhos puxados. Ela chegou pequena e já vive por lá há cerca de dez anos. Além destes, o carinhoso vira-lata Rafael vive no Complexo Administrativo e Operacional há sete anos. Os três possuem camas na área externa, mas quase sempre dormem dentro da guarita, junto ao guarda noturno responsável.

Scooby fecha o quarteto de cãezinhos funcionários em Guarujá

VÍNCULOS.
O agente de serviços gerais, Luiz Miranda Júnior, trabalha no local há cinco anos. Ele conta que recebe muito carinho dos bichinhos durante o expediente. "Trabalho em todos os setores da área externa. Sempre que estou fazendo limpeza ou manutenção, eles me acompanham. Criei um grande carinho por eles", comenta.

O responsável pelo Complexo Administrativo e Operacional, Ramiro Máximo Filho, analisa a importância da ação como forma de engrandecimento da companhia dos animais e para que eles recebam mais amor.

"Durante o ano, inúmeras pessoas passam por aqui. Com o crachá, conseguimos direcionar a atenção que eles merecem receber, já que o item é um chamariz para que essas pessoas queiram tirar fotos e dar mais carinho", ressalta.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Dupla invade casa e furta moto em Praia Grande; Veja vídeo

Crime aconteceu na madrugada da última sexta-feira (3)

Polícia

Catador de latinhas morre após ser atropelado por viatura em Mongaguá

O caso aconteceu no último sábado e o homem foi levado para o Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter