X

Guarujá

Condomínios têm até dezembro para solicitar inclusão no roteiro de coleta seletiva

Interessados devem preencher um requerimento virtual e enviar à Secretaria de Meio Ambiente; serviço recolhe apenas resíduos sólidos recicláveis, ou seja, plásticos, metais, vidros e papéis

Da Reportagem

Publicado em 03/09/2021 às 08:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Uma vez aprovado o pedido de inclusão no roteiro de coleta seletiva, o condomínio terá de providenciar o contentor adequado / Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guarujá está com inscrições abertas para o pré-cadastro de condomínios residenciais que desejam ser incluídos no roteiro da coleta seletiva da Cidade. Os interessados têm até 29 de dezembro para baixar um requerimento virtual, preencher e enviar à Secretaria de Meio Ambiente (Semam), pelo e-mail ([email protected]). O formulário está disponível no link disponibilizado pela Secretaria do Meio Ambiente.

O requerimento deve ser preenchido por uma pessoa responsável pelo condomínio – de preferência, o síndico. Efetuado o pedido, o residencial passará por uma análise da diretoria de Pesquisa e Meio Ambiente Urbano da Semam sobre a possibilidade de inclusão no roteiro vigente das cooperativas. Os solicitantes somente terão seu cadastro aprovado após publicação no Diário Oficial do Município.

O serviço de coleta seletiva recolhe apenas resíduos sólidos recicláveis, ou seja, plásticos, metais, vidros e papéis. É imprescindível que os itens sejam devidamente separados de lixo orgânico e rejeitos (cascas de legumes, restos de comida, papel higiênico, entre outros).

 

Cadastro aprovado

Uma vez aprovado o pedido de inclusão no roteiro de coleta seletiva, o condomínio terá de providenciar o contentor adequado para dispor os resíduos sólidos recicláveis, conforme as instruções técnicas sinalizadas no formulário do pré-cadastro.

Para a Semam avaliar a conformidade das instruções técnicas, os condomínios também deverão enviar um registro fotográfico do contentor para o e-mail ([email protected]). Se necessário, uma equipe técnica da pasta inspecionará o local. Somente serão atendidos os residenciais que contarem com um dos equipamentos considerados adequados ao serviço – conforme formulário de inscrição.

Dentre as condições para não perder o direito à coleta seletiva, está colocar o contentor na rua somente no dia da coleta e retirá-lo em seguida.

Para incentivar e orientar os condôminos, a Semam preparou um cartaz informativo chamado 'Fluxograma de Recomendações', que contém informações sobre de como separar, tratar, acondicionar e dispor seus resíduos recicláveis. Confira na biblioteca virtual da secretaria.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter