X
Guarujá

Condomínios têm até dezembro para solicitar inclusão no roteiro de coleta seletiva

Interessados devem preencher um requerimento virtual e enviar à Secretaria de Meio Ambiente; serviço recolhe apenas resíduos sólidos recicláveis, ou seja, plásticos, metais, vidros e papéis

Uma vez aprovado o pedido de inclusão no roteiro de coleta seletiva, o condomínio terá de providenciar o contentor adequado / Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guarujá está com inscrições abertas para o pré-cadastro de condomínios residenciais que desejam ser incluídos no roteiro da coleta seletiva da Cidade. Os interessados têm até 29 de dezembro para baixar um requerimento virtual, preencher e enviar à Secretaria de Meio Ambiente (Semam), pelo e-mail ([email protected]). O formulário está disponível no link disponibilizado pela Secretaria do Meio Ambiente.

O requerimento deve ser preenchido por uma pessoa responsável pelo condomínio – de preferência, o síndico. Efetuado o pedido, o residencial passará por uma análise da diretoria de Pesquisa e Meio Ambiente Urbano da Semam sobre a possibilidade de inclusão no roteiro vigente das cooperativas. Os solicitantes somente terão seu cadastro aprovado após publicação no Diário Oficial do Município.

O serviço de coleta seletiva recolhe apenas resíduos sólidos recicláveis, ou seja, plásticos, metais, vidros e papéis. É imprescindível que os itens sejam devidamente separados de lixo orgânico e rejeitos (cascas de legumes, restos de comida, papel higiênico, entre outros).

 

Cadastro aprovado

Uma vez aprovado o pedido de inclusão no roteiro de coleta seletiva, o condomínio terá de providenciar o contentor adequado para dispor os resíduos sólidos recicláveis, conforme as instruções técnicas sinalizadas no formulário do pré-cadastro.

Para a Semam avaliar a conformidade das instruções técnicas, os condomínios também deverão enviar um registro fotográfico do contentor para o e-mail ([email protected]). Se necessário, uma equipe técnica da pasta inspecionará o local. Somente serão atendidos os residenciais que contarem com um dos equipamentos considerados adequados ao serviço – conforme formulário de inscrição.

Dentre as condições para não perder o direito à coleta seletiva, está colocar o contentor na rua somente no dia da coleta e retirá-lo em seguida.

Para incentivar e orientar os condôminos, a Semam preparou um cartaz informativo chamado 'Fluxograma de Recomendações', que contém informações sobre de como separar, tratar, acondicionar e dispor seus resíduos recicláveis. Confira na biblioteca virtual da secretaria.
 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Janeiro Branco: a importância de cuidar da saúde mental na gestação e puerpério

Com a pandemia de covid-19, um estudo com mulheres com partos recentes constatou que 38,8% das participantes tiveram depressão pós-parto

Santos

Homem morre afogado na Lagoa da Saudade, em Santos

Três veículos e mais dez agentes foram encaminhados pelo Corpo de Bombeiros

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software