X

Guarujá

Após acordo, Guarujá reduz repasses a entidades conveniadas em 15%

Decisão se deu em consenso com 39 entidades que mantêm convênio com a rede municipal de ensino e leva em conta a pandemia do novo coronavírus

Da Reportagem

Publicado em 06/05/2020 às 09:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Verba será destinada para o combate ao novo coronavírus / Helder Lima / Prefeitura Municipal de Guarujá

Devido à pandemia do novo coronavírus e numa decisão consensual, a Prefeitura de Guarujá providenciou a redução de 15% do valor total dos repasses mensais efetuados às 39 entidades assistenciais que mantêm convênio com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel). A decisão leva em conta a queda na arrecadação e, sobretudo, a redução das atividades dessas entidades, que estão com aulas suspensas desde 23 de março. Com isso, a economia aos cofres públicos chegará a R$ 300 mil por mês, que serão integralmente revertidos em ações de contenção da Covid-19 na Cidade.

Todas as 39 entidades conveniadas com a Sedel foram cientificadas acerca da medida e assinaram um termo de anuência, já que entendem ser esta uma conduta necessária de contingenciamento, neste período tão delicado pelo qual passa todo o País. O argumento principal leva em conta que, com a redução das atividades, ocorre também a redução de gastos com água, energia elétrica, transportes e contas telefônicas, por exemplo, despesas subsidiadas pelo convênio com a municipalidade.

Os convênios abrangem atividades esportivas, de contraturno escolar, de educação especial e creches. "Com a suspensão das aulas por conta da Covid-19, as entidades não estão arcando com alguns custos. Portanto, com a diminuição do repasse em 15%, se justifica o corte, em favor do equilíbrio econômico do Município ", frisa o secretário-adjunto de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) de Guarujá, Walter Sório. A redução no valor será aplicada já no próximo 5º dia útil.

GARANTIAS.
Dentro da relação de diálogo estabelecida entre a Administração e as entidades, ficou acordado que as conveniadas não promoverão demissões de seus profissionais, apesar da suspensão das atividades. "Na declaração de anuência, inclusive, as entidades se comprometem, ainda, em manter salários e obrigações trabalhistas dos seus colaboradores em dia", complementa Sório.

Osecretário-adjunto da Sedel ainda ressalta que após a dissipação da pandemia e o consequente retorno das atividades nas 39 entidades conveniadas, os repasses mensais integrais serão automaticamente retomados.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter