X

Esportes

Na Espanha, Rosberg bate Hamilton e vence pela primeira vez no ano

O alemão teve início de temporada inconstante este ano enquanto seu companheiro na equipe Mercedes era praticamente hegemônico

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/05/2015 às 11:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O alemão Nico Rosberg conseguiu sua primeira vitória na temporada de Fórmula 1, depois de um início de ano apagado. Neste domingo, ele conquistou com tranquilidade o Grande Prêmio da Espanha da categoria, após cinco etapas, em nova dobradinha da equipe Mercedes.

Rosberg duelou pelo Mundial de 2014 com Lewis Hamilton até a última prova do calendário, mas acabou superado pelo inglês. O alemão teve início de temporada inconstante este ano enquanto seu companheiro na equipe Mercedes era praticamente hegemônico.

Mas o cenário mudou neste fim de semana em Barcelona. Rosberg quebrou a sequência de Hamilton nos treinos classificatórios e largou na pole position. Na corrida, disparou na ponta já nas primeiras voltas e conquistou uma vitória bastante tranquila. Ele não vencia desde o GP do Brasil da temporada passada.

A dobradinha da Mercedes veio com Lewis Hamilton na segunda colocação. O piloto britânico adotou estratégia diferente de seu companheiro de equipe e conseguiu vencer a batalha com o alemão Sebastian Vettel, que completou o pódio com o terceiro posto.

A quarta colocação foi do finlandês Valtteri Bottas, seguido por seu compatriota Kimi Raikkonen. O brasileiro Felipe Massa encerrou na sexta colocação, três à frente da que largou, após uma prova segura. O piloto da Williams conseguiu ultrapassagens ainda nas primeiras voltas e não foi mais ameaçado. Daniel Ricciardo, Romain Grosjean, Carlos Sainz Jr e Daniil Kvyat completaram a zona de pontuação.

Outro brasileiro da Fórmula 1, Felipe Nasr levou sua inconstante Sauber à 12ª colocação. Seu companheiro de equipe, o sueco Marcus Ericsson foi o 14º. Entre eles, ficou o mexicano Sergio Pérez, da Force India.

O Campeonato Mundial de Fórmula 1 segue com liderança de Lewis Hamilton agora com 111 pontos, com 20 de vantagem para Rosberg. Sebastian Vettel é o terceiro com 80 pontos. Felipe Massa soma 39. A próxima prova do calendário é o tradicional GP de Mônaco, em 24 de maio.

Nico Rosberg começou a vencer a prova em Barcelona na largada. Ele aproveitou bem sua primeira chance na temporada de iniciar na pole e manteve a liderança sem sustos, até porque Sebastian Vettel conseguiu ultrapassar Lewis Hamilton e tomar a segunda colocação do piloto britânico.

Mais atrás no grid, Felipe Massa tentou compensar na largada o erro que cometeu no treino classificatório. Ele saiu em nono e chegou a brigar pela sexta colocação nas primeiras curvas, mas acabou ficando sem espaço na pista e caiu para oitavo. Três voltas depois, no entanto, aproveitou a potência do motor de sua Williams, deixando Carlos Sainz Jr. e Max Verstappen para trás e assumiu a sexta colocação.

Lewis Hamilton foi o primeiro a parar nos boxes, na 14ª volta, tentando ganhar a posição de Sebastian Vettel, mas a equipe Mercedes cometeu um erro durante a troca de pneus. O alemão da Ferrari parou no giro seguinte e retornou à pista com vantagem confortável sobre o britânico, que gastou aproximadamente 3s a mais no pit-stop.

O alemão Nico Rosberg venceu o Grande Prêmio da Espanha praticamente de ponta a ponta (Foto: AFP)

Hamilton tentou compensar na pista a falha da Mercedes, mas não conseguiu se aproximar suficientemente de Vettel até a metade da prova, quando foi aos boxes pela segunda vez, para colocar pneus duros em seu carro. Massa imitou o movimento do britânico, também adotando uma estratégia de três paradas.

O bom ritmo com os compostos duros fez com que Hamilton assumisse a liderança da prova quando Rosberg e Vettel foram aos boxes. A tática do britânico funcionou. Quando ele retornou à pista de sua terceira parada para troca de pneus, já estava à frente do alemão da Ferrari.

Faltava o da Mercedes. Hamilton ainda tentou tirar a diferença para o líder na esperança de brigar por mais uma vitória, mas Rosberg controlou seu ritmo para não ser ameaçado e pela primeira vez no ano venceu.

Veja o resultado do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1:

1: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
2: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
3: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
4: Valtteri Bottas (FIN/Williams)
5: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
6: Felipe Massa (BRA/Williams)
7: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
8: Romain Grosjean (FRA/Lotus)
9: Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso)
10: Daniil Kvyat (RUS/Red Bull)
11: Max Verstappen (HOL/Toro Rosso)
12: Felipe Nasr (BRA/Sauber)
13: Sergio Pérez (MEX/Force India)
14: Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
15: Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
16: Jenson Button (ING/McLaren)
17: Will Stevens (ING/Manor Marussia)
18: Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia)

Não completaram:
Fernando Alonso (ESP/McLaren)
Pastor Maldonado (VEN/Lotus)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba como se cadastrar para visitar parque aquático gratuito

Parque da Criança, em Indaiatuba, está a menos de três horas de distância da Baixada Santista

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter