Esportes
A contratação significa uma nova aposta da direção do clube nas suas bases. Afinal, o treinador tem forte ligação com o time catalão, pois foi seu jogador e também trabalhou na equipe B
Continua depois da publicidade
O Barcelona já tem técnico para as duas próximas temporadas. Nesta segunda-feira, apenas dois dias após a saída de Gerardo Martino, a diretoria do Barcelona anunciou a contratação do treinador Luis Enrique, que vinha dirigindo o Celta de Vigo e vai assinar contrato por dois anos.
A contratação de Luis Enrique pelo Barcelona significa uma nova aposta da direção do clube nas suas bases. Afinal, o treinador tem forte ligação com o time catalão, pois foi seu jogador e também trabalhou na equipe B. A situação é semelhante com a vivida anteriormente por Pep Guardiola, que iniciou a carreira de técnico pelo clube e foi seu jogador, e também de Tito Vilanova, que só foi treinador no Barcelona.
Para a temporada 2013/2014, o Barcelona resolveu apostar no argentino Gerardo Martino para suceder Vilanova, então com problemas de saúde. Os resultados, porém, ficaram aquém do esperado, afinal o time não conquistou nenhum título, sendo vice-campeão da Copa do Rei e do Campeonato Espanhol, além de ter parado nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.
Continua depois da publicidade
Assim, no último sábado, logo após o time encerrar a sua participação no Campeonato Espanhol com o empate por 1 a 1 com o Atlético de Madrid, que se sagrou campeão nacional, Martino deixou o comando do time. E Luis Enrique vinha sendo apontado como o favorito para assumir o Barcelona, ainda mais depois de anunciar que estava de saída do Celta de Vigo. E a sua chegada ao clube catalão foi confirmada nesta segunda-feira.
Esta será a terceira passagem de Luis Enrique pelo Barcelona. A primeira foi iniciada em 1996 e durou oito anos, ainda como jogador, em que ele conquistou diversos títulos, incluindo duas edições do Campeonato Espanhol. Além disso, foi capitão do time entre 2002 e 2004 e disputou 300 partidas, com 109 gols marcados.
Depois, Luis Enrique retornou ao Barcelona em 2008, quando assumiu o time B. Ele conduziu a equipe para a segunda divisão do futebol espanhol e foi o técnico na melhor temporada da filial, a 2010/2011, quando o time ficou na terceira colocação na divisão de acesso.
Continua depois da publicidade
Luis Enrique então foi contratado pela Roma em 2011, mas não teve muito sucesso no comando do time, que não chegou a se classificar para competições europeias sob o seu comando. Em junho de 2013, ele assumiu o Celta de Vigo, clube que dirigiu até o último fim de semana. Agora, terá o maior desafio da sua carreira.