X

SANTOS

Atletas de Santos encerram 2022 com sucesso em competições nacionais e internacionais

Os resultados se evidenciam, por exemplo, na vitoriosa campanha dos Jogos da Juventude e Jogos Regionais

Da Reportagem

Publicado em 28/12/2022 às 22:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ana Marcela Cunha / Divulgação

O ano de 2022 foi de conquistas para os 883 atletas ligados à Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes). Ao todo, eles participaram de mais de 140 competições nacionais e internacionais. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os resultados se evidenciam, por exemplo, na vitoriosa campanha dos Jogos da Juventude e Jogos Regionais, com o vice-campeonato dos Jogos Abertos do Interior e diversos resultados internacionais.

 

JOGOS DA JUVENTUDE

Nos Jogos da Juventude, competição da qual Santos não participava desde 2016, a Cidade foi a que mais conquistou troféus nas disputas realizadas em Presidente Prudente. Trata-se do resgate da participação dos atletas do Município, na faixa dos nove aos 19 anos. A turma conquistou 47 medalhas, sendo 20 de ouro, 14 de prata e 13 de bronze. 

Das 18 modalidades em que os santistas garantiram classificação para a fase estadual, em 15 os atletas garantiram medalhas. Na classificação geral, 11 troféus foram conquistados, sendo três em primeiro lugar, quatro em segundo e outros quatro na terceira colocação.

Santos foi campeã na ginástica artística masculina, xadrez feminino e vôlei feminino. Ficou na segunda colocação no tênis feminino, natação feminina, tênis de mesa masculino e ginástica rítmica. Terminou no terceiro lugar no judô feminino, tênis masculino, tênis de mesa feminino, xadrez masculino e natação masculina.

A participação santista na competição foi possível graças ao Programa de Orçamento Participativo da Prefeitura de Santos que, por meio de votação popular, contempla os dez projetos mais votados de todas as secretarias municipais. 

 

JOGOS REGIONAIS

A Cidade garantiu o bicampeonato dos 64os Jogos Regionais, feito inédito desde a criação da Fupes, em 1996. Com uma delegação composta por 430 atletas de 42 modalidades, a Fupes brilhou, conquistando medalhas, troféus e formando uma equipe forte para disputar os Jogos Abertos do Interior, realizados em outubro, em São Sebastião. A delegação santista tinha em torno de 560 pessoas, com 33 modalidades classificadas e outras 12 que são específicas da competição estadual.

Na classificação geral, Santos terminou com 297 pontos, superando sua tradicional rival São Caetano do Sul, que teve 285 pontos, e Praia Grande, em terceiro, com 233.

 

JOGOS ABERTOS 

Santos se tornou vice-campeã, com 203 pontos na classificação geral, dos 84os Jogos Abertos do Interior, a maior competição entre cidades da América Latina. Este ano, o evento foi realizado em São Sebastião e contou com a participação de 12 mil atletas de 178 municípios. Santos ficou atrás apenas de São José dos Campos. São Caetano do Sul foi o terceiro colocado.

Para garantir a colocação, a Cidade foi representada por uma delegação de 530 pessoas, entre atletas, técnicos e servidores. No total, os atletas santistas trouxeram para casa 23 troféus, sendo 10 de ouro, nove de prata e quatro de bronze.

 

JOGOS SUL-AMERICANOS 2022

Os atletas representantes de Santos pela Fupes também tiveram participação vitoriosa na competição organizada pela Organização Desportiva Sul-Americana (Odesur) e custeada pelo Comitê Olímpico do Brasil. 

Ao todo, 15 atletas da Cidade participaram em sete modalidades: natação, águas abertas, skate, patinação artística, caratê, taekwondo e ciclismo. Como resultado, foram 27 medalhas, sendo 17 de ouro, 8 de prata e duas de bronze.

 

DESTAQUE INTERNACIONAL EM ESPORTES PARALÍMPICOS

Nos esportes paralímpicos os atletas de Santos também tiveram resultados de destaque em competições internacionais:

- Bronze de Lauro Chaman, no Mundial de Paraciclismo

- Duas medalhas de prata de Nathan Torquato, nos GPs da Arábia Saudita e da Bulgária, e o bronze no GP da Inglaterra, terminando o ano como líder no ranking mundial de judô paralímpico

- A multicampeã Beth Gomes também foi destaque, com o ouro no GP Paris, pelo lançamento de disco, além das medalhas de ouro no Grand Prix de atletismo paraolímpico de Marraqueche, nas provas de lançamento de disco e arremesso de peso com quebra de recorde mundial. A atleta segue líder do ranking mundial das categorias

- Vanessa Cristina, ouro na Maratona Paralímpica na África Sul 

- O nadador Guilherme Maia ganhou duas medalhas de bronze na Surdolimpíada (categorias 100 e 200 metros livre)

- A mesatenista Jennyfer Parinos ganhou medalhas de prata (duplas) e bronze (individual) no Aberto da Eslovênia e medalha de prata no individual do Aberto da França

DESTAQUES INTERNACIONAL EM ESPORTES OLÍMPICOS 

 - Rodrigo Mascote foi prata no Mundial de Canoa Havaiana

- A nadadora Ana Marcela Cunha se sagrou Hexacampeã do Circuito Mundial de Águas Abertas, com três medalhas, sendo duas de ouro (5km e 25km) e uma de bronze 10km

- O nadador Nicholas Santos foi medalhista de prata no Mundial de Budapeste (50m borboleta) e ganhou medalhas de ouro no Mundial de Piscina Curta de Melbourne (50m borboleta)

- O nadador Guilherme Costa ficou com o bronze no Mundial de Budapeste (400m livre)

- O lutador Pedro Filho foi bicampeão mundial de Jiu-Jitsu

- Giovanni Albin, atleta do taekwondo, terminou o ano em 5º do ranking mundial na categoria adulto -54 kg

- O surfista Leco Salazar foi medalhista de ouro no Mundial de Sup Longboard Espanha.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Mau presságio? Branqueamento de corais pode ser sinal da morte dos oceanos; entenda

Estruturas são a base do Oceano

Nacional

Não perca as contas: você sabe quantas vezes o cantor Fábio Jr. se casou?

A lista é bem extensa e pode confundir os fãs

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter