X

Economia

Tomate sobe quase 30% e lidera altas do IPC-S, diz FGV

O produto subiu 29,65% no período, contra 15,82% na leitura anterior, e ocupou o topo das elevações mais significativas do IPC-S da primeira leitura do mês

Publicado em 08/11/2013 às 13:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Puxado pelo encarecimento do tomate, que apresentou alta de quase 30%, o grupo Alimentação deu um salto de 0,21 ponto porcentual na passagem do final de outubro para a primeira leitura de novembro no âmbito do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O produto subiu 29,65% no período, contra 15,82% na leitura anterior, e ocupou o topo das elevações mais significativas do IPC-S da primeira leitura do mês.

Com o aumento, o grupo Alimentação, que teve inflação de 1,14% no período, atingiu a maior variação desde a segunda leitura de abril (1,37%), informou há pouco ao Broadcast o coordenador IPC-S, Paulo Picchetti. Na primeira pesquisa de novembro, o IPC-S teve variação de 0,63%, após 0,55% no levantamento passado.

"O tomate está encabeçando a lista das maiores pressões. Há informações de quebra de safra por causa do clima. Trata-se de uma cultura bastante volátil, espalhada e que sempre surpreende", avaliou.

O economista explicou que o movimento de preços elevados reflete um minichoque de ofertas do lado dos alimentos in natura que está afetando com mais força os legumes e hortaliças. Esses alimentos apresentaram alta quase seis vezes maior na primeira leitura de novembro em relação à quarta de outubro. O subgrupo registrou elevação significativa de 5,75%, ante 0,91% no fim do décimo mês do ano. Segundo Picchetti, da aceleração de 0,08 ponto porcentual de um IPC-S para o outro, 0,05 ponto resultou do aumento das hortaliças e legumes. "Basicamente, o subgrupo é o grande responsável pela intensificação da alta do índice", disse.

Puxado pelo encarecimento do tomate, que apresentou alta de quase 30%, o grupo Alimentação deu um salto de 0,21 ponto porcentual na passagem do final de outubro para a primeira leitura de novembro (Foto: Divulgação)

Além do tomate, Picchetti ressaltou que outro produto que também está pressionando o grupo Alimentação é a batata-inglesa, que subiu 2,10% na primeira leitura do penúltimo mês do ano. Apesar da alta, o economista acredita em alívio na inflação de alimentos, pois alguns produtos estão em queda no atacado, inclusive a batata. Ele citou a deflação de 15,71% do produto na primeira prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), da FGV, que desacelerou para 0,30% (ante 0,85%).

"Há sinais de abrandamento. Os preços da batata-inglesa, dos ovos e das aves estão caindo no atacado. E o atacado prenuncia o comportamento do varejo. Tem ainda os preços das carnes bovinas que estão desacelerando no IGP-M. É mais um item que deve ajudar a Alimentação. Só o tomate segue em alta no atacado, mas não deve subir continuamente ao longo das próximas leituras", estimou, completando que outros produtos já estão recuando no IPC-S, como o leite tipo longa vida, que cedeu 2,13% na primeira leitura de novembro.

Cigarros

De acordo com o coordenador o IPC-S, o reajuste médio de 14% nos produtos da fabricante Souza Cruz no último dia 2 já refletiu na segunda leitura do mês. Segundo a FGV, a alta de 0,52% do grupo Despesas Diversas, depois de aumento de 0,25%, foi impulsionado pela elevação de 0,48% dos cigarros na primeira leitura de novembro. No final de outubro, o item cigarros apresentou estabilidade. "Já é o reajuste. Deve ter um impacto de 0,05 ponto porcentual no IPC-S do fim deste mês", previu.

Picchetti disse que mantém a expectativa de inflação de 0,70% no índice cheio de novembro e de 5,70% para a taxa no fechamento de 2013. "O grupo Alimentação deve continuar pressionando, mas pode diminuir a intensidade, embora ainda deva ficar com taxa elevada, ao redor de 1%", estimou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter