X

Economia

Quer sentir o prazer de colher café em um cafezal pertinho da Av. Paulista?

Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento promove, na próxima quinta-feira, a tradicional colheita no maior cafezal urbano do mundo

Nilson Regalado

Publicado em 21/05/2018 às 11:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O evento marca o Dia Nacional do Café, 24 de maio, e abre oficialmente a colheita da safra 2018/2019 no Estado / Divulgação

É bom providenciar um bom chapéu e protetor solar porque o trabalho na roça não é como se bronzear na beira da praia. Mas, a brisa que sopra entre as ruas do cafezal, o cheiro do mato verde, o contato com a natureza em estado puro e a farra estão garantidos! O convite pareceu interessante? 

Pois bem, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento promove, na próxima quinta-feira, a tradicional colheita no maior cafezal urbano do mundo. Localizada a cinco minutos da Avenida Paulista e do Parque Ibirapuera, no coração de São Paulo, a plantação tem dois mil pés que integram o acervo vivo do Instituto Biológico do Estado. A oportunidade única para os moradores da selva de pedra começa às 10 horas, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, na Vila Mariana.

O evento marca o Dia Nacional do Café, 24 de maio, e abre oficialmente a colheita da safra 2018/2019 no Estado. Em sua décima terceira edição, o Sabor da Colheita terá orientação de especialistas para que seja feita a ‘panha’ seletiva, com a retirada dos grãos bem maduros. 

Parte dos grãos será beneficiada, torrada e encaminhada ao Fundo Social de Solidariedade, que distribuirá a entidades do Estado. Em 2017, o Instituto Biológico doou 214 quilos de café arábica. A área a ser colhida corresponde à de um campo de futebol, ou seja, dez mil metros quadrados (um hectare). 

Além do tradicional cafezinho na xícara, o público também poderá se deliciar com broa de milho, canjica e comidas típicas caipiras, tudo para resgatar a importância do campo e do produtor rural para a população da cidade. Conforme as experiências anteriores, quem mais se diverte na colheita são as crianças. 

O maior cafezal urbano do mundo começou a ser formado na década de 1950 e tinha a função de servir às pesquisas para controle de pragas.

Segundo a Organização Internacional do Café, o consumo mundial ultrapassa 150 milhões de sacas de 60 quilos/ano. No Brasil, em 2017 o consumo atingiu 21,5 milhões de sacas, o que fez do País o segundo maior consumidor do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

E há muito o que comemorar. Ao que tudo indica, o Brasil colherá a maior safra de café da história. É o que indica o 2º levantamento da safra 2018, divulgado na última quinta-feira, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A quantidade total deve atingir 58 milhões de sacas de 60 quilos, crescimento é de 29,1% em relação à safra passada.

O resultado deve-se às boas condições climáticas e à bienalidade positiva, característica do pé de café, que produz mais em um ano e reduz a carga no ano seguinte. No último período de alta bienalidade, em 2016, o País teve uma produção de 51,4 milhões de sacas, recorde até então.

Peixe brasileiro está...
Mais um mal feito na produção brasileira de carnes veio à tona nesta semana. Como havia antecipado esta coluna em dezembro, a Europa comunicou oficialmente o Governo Federal que vai vetar a importação de pescado brasileiro.

...vetado na Europa!
Os motivos para o embargo vão da falta de confiança no sistema de rastreamento das embarcações brasileiras, o que inviabiliza a fiscalização da origem e da quantidade pescadas, passando pela falta de higiene nos barcos e nos locais de manipulação do pescado em terra. Em tempo: a União Europeia também proíbe a entrada de frango produzido em 20 frigoríficos brasileiros por suspeita de deficiência no controle sanitário do produto.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

DRAMA NO SUL

Lula visita Porto Alegre e garante verba para estradas; mortes chegam a 75

Rio Grande do Sul vive drama por causas das chuvas severas que atingem o território gaúcho, que já deixaram 75 mortos oficialmente.

EM SANTOS

Cobertura da quadra de escola da Ponta da Praia será entregue até julho

Escola de Santos atende 460 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e ainda conta com 50 vagas para a EJA

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter