X

ESTATÍSTICAS

Procon apura inflação de 13,02% na Ceia de Natal dos paulistas

Na Capital, foram comparados os preços de 67 itens de diferentes marcas, entre azeites, bombons, carnes, conservas, farofas prontas, frutas em calda, lentilhas, panetones e chocotones

Nilson Regalado

Publicado em 23/12/2023 às 12:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na Baixada Santista, foram comparados os valores de 60 itens, em cinco supermercados e atacarejos de Santos e outros cinco de São Vicente / Divulgação

O Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Fundação Procon-SP apurou uma inflação de 13,02% nos itens da Ceia de Natal, na comparação com a pesquisa realizada em dezembro de 2022. A principal variação encontrada foi no valor da farofa pronta, com oscilação de 137,8% de um supermercado para outro. Na farofa de milho, essa diferença superou 151%.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A pesquisa foi realizada no final de novembro e início de dezembro, com pequenas variações nas datas de acordo com a região do Estado. O grande vilão da Ceia de Natal deste ano deve ser o azeite de oliva, cuja produção sofreu forte queda com o clima adverso em importantes países produtores, como Espanha, Grécia e norte da África.

Na Capital, foram comparados os preços de 67 itens de diferentes marcas, entre azeites, bombons, carnes, conservas, farofas prontas, frutas em calda, lentilhas, panetones e chocotones. Na Baixada Santista, foram comparados os valores de 60 itens, em cinco supermercados e atacarejos de Santos e outros cinco de São Vicente.

O Procon-SP, no entanto, faz a ressalta de que as variações de preços constatadas referem-se aos dias em que a coleta foi realizada. Ou seja, os preços praticados atualmente podem ser diferentes, já que estão sujeitos a alteração conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções.

A Fundação Procon recomenda que o consumidor planeje o cardápio da ceia que irá servir, listando os alimentos, bebidas e ingredientes para o preparo. Isso ajuda a evitar compras desnecessárias e por impulso.

Caso a compra seja online, é importante ler todas as características dos produtos. Antes de efetuar a compra, consulte no site da Fundação Procon-SP a lista de sites não confiáveis.

O Procon-SP orienta que o consumidor faça uma comparação entre os preços praticados por diferentes estabelecimentos e também considere a relação qualidade, peso e preço do item a ser adquirido, inclusive o preço do frete e prazo de entrega.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Dupla invade casa e furta moto em Praia Grande; Veja vídeo

Crime aconteceu na madrugada da última sexta-feira (3)

Polícia

Polícia Civil apreende arma de fogo em apartamento no Guarujá

Os investigadores foram acionados pelo zelador após moradores relatarem terem ouvido os disparos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter