X

LEVANTAMENTO

Pesquisa aponta dicas para empreendedores que querem elaborar plano de marketing

Planejamento eficaz é um dos primeiros passos para conquistar melhores resultados para a empresa

Da Reportagem

Publicado em 04/12/2023 às 20:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Planejar marketing e pontos vitais é importante para empresas que estão começando / LG Rodrigues / Diário do Litoral

Uma pesquisa da RD Station sobre o Panorama de Marketing 2023, publicada em agosto, revela que 33% dos entrevistados possuem metas tanto de marketing quanto de vendas, fatores fundamentais para o sucesso de todo e qualquer negócio.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Quando um empreendedor decide começar a sua própria empresa, o primeiro passo é montar um plano de negócios, pois é por meio dele que será possível trilhar o melhor caminho e se preparar para as possíveis mudanças e dificuldades. No entanto, vale ressaltar que ele deve contemplar também o planejamento de marketing, fator fundamental para auxiliar no crescimento do negócio e aumento das vendas.

A Gofind, empresa de soluções online to offline para aumentar o fluxo de pessoas nas lojas físicas onde sua marca está presente incrementando vendas e market share, lista seis dicas para aqueles que precisam criar o seu próprio planejamento de marketing: 

PÚBLICO-ALVO.
Esse é, sem dúvida, o primeiro passo para um planejamento de marketing de sucesso. Por mais que você deseje atingir pessoas diferentes com o seu produto ou serviço, é primordial que tenha em mente qual é o seu público-alvo. Afinal, quem quer agradar a todos acaba não agradando ninguém. Por isso é necessário definir a ‘persona’ ideal para saber onde concentrar as ações de marketing. 

GEOMARKETING.
Depois de definida a persona, as campanhas de marketing devem ser focadas na geolocalização do público. Não adianta o produto ou serviço ser divulgado para pessoas que não tenham acesso a eles. Além disso, a divulgação não pode ser feita em massa. Ela precisa ser estratégica para atingir o cliente certo, no momento certo.

LOCAL SEARCH.
Mais conhecido como estratégia de buscas locais, o Local Search irá ajudar a aproveitar os termos de busca do Google, ou seja, as palavras-chave para aumentar a relevância do seu negócio nas páginas de resultado. Isso é extremamente importante, já que estudos apontam que mais de 80% das pessoas não chegam sequer a pesquisar na segunda página dos resultados do Google. Para estar em destaque na primeira página, utilize estratégias de SEO.

REDES SOCIAIS.
Poucos lugares proporcionam tanto a interação das pessoas com as marcas quanto as redes sociais. Elas são um canal criado exatamente com esse objetivo: comunicação, influência e diálogo. Assim, ter uma página nas principais redes sociais, onde o seu público se encontra, tornou-se indispensável: seja para promover suas ações e conteúdos, seja para que as pessoas conheçam mais detalhes da sua empresa.

EMAIL.
Ao contrário do que muitas pessoas falam, o e-mail marketing não morreu. Ele continua sendo um dos maiores aliados que uma empresa pode ter na sua estratégia de marketing, devendo ser utilizado como método de fortalecimento da marca, aumento das vendas, comunicação com clientes e para conquistar potenciais clientes. 

DADOS.
Essa é uma etapa fundamental para a melhoria contínua do planejamento de marketing. Métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem e devem ser analisadas em tempo real. Assim, as empresas podem identificar falhas rapidamente, colocando melhorias em prática.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Incêndio em pousada em Porto Alegre deixa ao menos 10 mortos; Veja vídeo

O Corpo de Bombeiros afirma que ainda há pessoas desaparecidas

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter