X

Economia

Pandemia traça novo perfil devedor do brasileiro

Em abril, o percentual de famílias endividadas bateu recorde e chegou a 67,5% no país

Da Reportagem

Publicado em 06/05/2021 às 12:42

Atualizado em 06/05/2021 às 12:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pesquisa mensal da CNC revela que este é o quinto mês consecutivo que o número de endividados cresce no país. / DIVULGAÇÃO

As dificuldades causadas pela pandemia, os altos índices de desemprego e a falta de respaldo financeiro do governo para os mais carentes são os principais vilões na hora de manter as contas em dia. Em recente pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) ficou constatado que o percentual de brasileiros endividados bateu recorde e alcançou 67,5% do total de famílias, uma alta de 0,2 ponto percentual em relação a março e de 0,9 em relação ao mesmo período do ano passado. Este é o quinto mês consecutivo de alta no número de endividados no país. 

Para Silvia Verreschi, CEO do Grupo Verreschi Advogados, especializado em soluções jurídicas e tecnológicas na negociação de dívidas e recuperação de crédito, o mercado está sofrendo com o efeito cascata da cadeia econômica. “O pequeno e médio empresário está com dificuldades para conseguir novos créditos e não consegue arcar com todas suas despesas, com isso precisa demitir funcionários que, por sua vez, não conseguirão uma recolocação e sem emprego deixam de pagar suas dívidas”, explica. 

Através da escoragem de crédito é possível identificar aquele devedor corriqueiro e aquele que nunca enfrentou problemas financeiros e, agora, em meio à crise se vê diante dessa adversidade. Neste cenário, está surgindo o novo perfil do devedor, ou seja, aquele que acontece de forma involuntária, algo “imposto” pela pandemia. 

“Nossa função é oferecer alternativas durante as negociações e, de certa forma, privilegiar esse “novo devedor” com abordagens mais sutis, que compreendam o momento atual, através do tratamento individual e humanizado”, destaca Verreschi. 

Por meio de estudos e conversas diárias com sua rede de clientes, o Grupo Verreschi Advogados conseguiu traçar metas e propor soluções adequadas para os diferentes casos e perfis devedores que surgiram durante a pandemia. Atualmente, entre as opções ofertadas pela empresa durantes as negociações, podemos citar: prazo estendido em número de parcelas, período de carência, com pagamento nos meses subsequentes e a revisão de situações que inicialmente resultariam em processos para recuperar um bem.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

Polícia

Guarda agride menor apreendido por suspeita de roubo em Santos

O menor já tinha sido controlado pela equipe quando o guarda o atingiu com um soco na altura do abdômen

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter