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Silvio Costa Filho

Ministro destaca que movimentação de soja e milho cresceu quase 30% nos portos

De acordo com o chefe da pasta, o crescimento chegou a 29,4% em comparação com 2022

Da Reportagem

Publicado em 07/02/2024 às 09:35

Atualizado em 07/02/2024 às 14:23

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Quando se trata de números de cargas e produtos que adentram o Brasil, Silvio Costa Filho destacou a importação de adubos realizada pelos portos de Paraná, Rio Grande e Santos / Nair Bueno/DL

O volume escoado de milho e soja cresceu quase 30% ao longo dos complexos portuários do Brasil durante o ano de 2023. A informação foi repassada pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante estes primeiros dias de fevereiro.

De acordo com o chefe da pasta, o crescimento chegou a 29,4% em comparação com 2022. Ao todo, foram 157,8 milhões de toneladas movimentadas entre todos os portos.

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Para poder continuar com o ritmo nos complexos portuários, Costa Filho afirmou que os portos de Vila do Conde, no Pará, e de Itaqui, no Maranhão, receberão investimento ao longo dos próximos meses.

"São investimentos para dar mais conforto na movimentação da safra. Os investimentos de mais de R$ 2 bilhões nos portos do Arco Norte vão dialogar com crescimento de 13,5% no volume escoado no ano naqueles portos”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

Ainda durante a conversa, Silvio Costa Filho destacou que os portos seguem sendo responsáveis por 95% das exportações realizadas pelo Brasil, enquanto os aeroportos são responsáveis por 3%.

Para 2024, há expectativa de que R$ 639,426 milhões sejam investidos durante os 12 meses. O montante é direcionado única e exclusivamente em portos e hidrovias com o objetivo de viabilizar o escoamento da safra brasileira de grãos.

IMPORTAÇÃO.
Quando se trata de números de cargas e produtos que adentram o Brasil, Silvio Costa Filho destacou a importação de adubos realizada pelos portos de Paraná, que equivale a 1/3, 33%, Rio Grande, que corresponde a 17% e Santos, que fica responsável por 14%.

"Vários investidores internacionais começaram a mapear os nosso portos para participar dos leilões que faremos e aumentar a nossa produção interna de fertilizantes", concluiu.

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