X

Economia

Desânimo contagia comércio neste final de ano, diz FGV

Em novembro, o Índice de Confiança do Comércio (Icom) cedeu 1,0% em relação a outubro, já descontados os efeitos sazonais, justamente pressionado pelas expectativas

Publicado em 27/11/2014 às 12:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Às vésperas do período natalino, o comércio brasileiro não parece otimista com as vendas. Em novembro, o Índice de Confiança do Comércio (Icom) cedeu 1,0% em relação a outubro, já descontados os efeitos sazonais, justamente pressionado pelas expectativas.

"O setor está desanimado com as perspectivas das vendas no período natalino e pouco confiante na continuidade da tendência, captada nos dois últimos meses, de melhora da demanda", avaliou a Fundação Getulio Vargas (FGV), em nota.

Neste mês, o Índice de Expectativas (IE-COM) chegou ao mínimo histórico da série, iniciada em março de 2010. Com queda de 2,3%, o indicador chegou aos 135,9 - o que ainda é favorável, uma vez que está acima dos 100 pontos.

Às vésperas do período natalino, o comércio brasileiro não parece otimista com as vendas (Foto: Matheus Tagé/DL)

Porém, a FGV destacou que, a um mês da principal data para o comércio, o indicador que mede o otimismo com as vendas nos três meses seguintes recuou 1,1%, para 137,5 pontos. Trata-se do segundo pior resultado da série, perdendo apenas para o mês de setembro deste ano (137,4 pontos).

O indicador que mede o otimismo em relação à situação dos negócios nos próximos seis meses também recuou em novembro. A perda foi de 3,5% ante outubro, para 134,3 pontos, o menor patamar da série.

O Índice de Situação Atual (ISA-COM), por sua vez, subiu 1,3% neste mês, após já ter avançado 5,3% no mês passado. Essas altas, segundo a FGV, foram impulsionadas por uma melhor avaliação da demanda, tendência que parece não se sustentar até o fim do ano.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Praiamar Shopping contará com apresentações musicais no Dia das Mães

Show da Banda Sapato Velho, cover do Roupa Nova, abre a programação na sexta-feira (3)

Cotidiano

Com facão e motoserra, dupla é detida cortando árvore em São Vicente

Eles não tinham a documentação necessária para fazer isso

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter