X

A PARTIR DE MAIO

Cereal já registra maior valor real da história e a expectativa é de altas sucessivas

Chuvas, baixos estoques e exportação devem aumentar preço do arroz em 2024

Nilson Regalado

Publicado em 04/01/2024 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Há produtores que tiveram de replantar as lavouras devido a alagamentos extraordinários nas áreas de plantio do Rio Grande do Sul / Faris Mohammed / Unsplash

Os preços do arroz devem permanecer firmes ao longo de 2024, sustentados pela provável quebra na safra gaúcha, pelo aumento das exportações e, principalmente, pelos menores estoques, na comparação com o ano passado. E o custo para o consumidor deve subir especialmente no segundo semestre. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), hoje os preços já estão nos maiores patamares históricos em termos reais, isto é, descontada a inflação. Mas, com o avanço na colheita, nas próximas semanas os valores atuais até podem cair.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

E esse movimento de baixa deve se intensificar entre março e abril. Esse período também será favorável ao consumidor devido à necessidade de “fazer caixa” dos produtores para pagar o custeio das lavouras. Isso vai elevar pontualmente a disponibilidade doméstica e, consequentemente, pressionar para baixo os valores.

Contudo, dois pontos devem ser destacados: há produtores que tiveram de replantar as lavouras devido a alagamentos extraordinários nas áreas de plantio do Rio Grande do Sul. E as várzeas do litoral norte do Estado concentram quase 70% da produção nacional.

Além disso, os produtores vêm sofrendo há anos com baixos retornos. Ou seja, um eventual aumento no consumo com o aumento da renda das famílias, aliado aos baixos estoques e ao aumento nas exportações, devem motivar os fazendeiros a buscar uma margem de lucro maior neste ano. As exportações tendem a crescer devido a problemas climáticos na Ásia, especialmente na Índia, que abriga a maior população do mundo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Itanhaém

Motorista de caminhão morre após bater veículo em mureta em Itanhaém

O corpo de bombeiros foi chamado e confirmou o óbito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter