X

Economia

Alta de preços contamina mais produtos no IPC-S do mês

A medida do indicador de difusão representa o porcentual de preços de itens em alta do IPC-S, que é coordenado por Picchetti

Publicado em 16/10/2013 às 15:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV) Paulo Picchetti informou, nesta quarta-feira, 16, ao Broadcast, serviço de informações em tempo real da Agência Estado, que o indicador de difusão do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da segunda quadrissemana do mês (últimos 30 dias terminados em 15 de outubro) alcançou o nível de 68,53%. O resultado foi superior ao de observado na primeira leitura do mês (últimos 30 dias encerrados em 7 de outubro), de 66,47%, e atingiu a maior marca desde o fim de março, quando bateu no nível de 70,88%. Na segunda quadrissemana de setembro (30 dias terminados no dia 15 do mês passado), o número chegou a 63,82%.

A medida do indicador de difusão representa o porcentual de preços de itens em alta do IPC-S, que é coordenado por Picchetti. O índice de inflação da FGV abrange sete capitais do País: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife.

Na segunda medição de outubro, o IPC-S apresentou taxa de inflação de 0,45% ante taxa de 0,38% verificada na primeira leitura do mesmo mês e elevação de 0,27% observado na segunda quadrissemana de setembro.

De acordo com Picchetti, o que chamou atenção no índice de difusão da segunda quadrissemana de outubro ante o do fim de março é que, no encerramento do terceiro mês de 2013, o indicador estava fortemente influenciado pela alta expressiva do grupo Alimentação, na época de 1,31%. Agora, com o mesmo grupo apresentando variação positiva mais amena, de 0,63%, o coordenador do IPC-S avaliou que o cenário de alta de preços, apesar de dentro do esperado, está bem mais "espalhado" em outros grupos do que em março.

Na segunda medição de outubro, o IPC-S apresentou taxa de inflação de 0,45% ante taxa de 0,38% verificada na primeira leitura do mesmo mês e elevação de 0,27% observado na segunda quadrissemana de setembro (Foto: Divulgação)

"Sempre digo que o índice de difusão é altamente correlacionado com Alimentação por este ser o grupo mais numeroso de itens, mas, com esses números mais recentes, a análise é de que estamos com uma difusão relativamente alta e que, desta vez, não é predominantemente em função da parte de alimentos", comentou Picchetti.

Conforme o coordenador, um detalhe importante que pode explicar o maior espalhamento da inflação em outubro vem do não tão menos numeroso grupo Serviços, cuja alta passou de 0,66% na primeira quadrissemana do mês para 0,74% na segunda. No período, uma das grandes pressões para o grupo veio do item passagem aérea, que saiu de uma variação positiva modesta, de 0,10%, para uma elevação importante, de 6,11%.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Nacional

Madonna se junta a famosos e doa R$ 10 milhões ao Rio Grande do Sul

Whindersson Nunes e Anitta também estão ajudando famílias vítimas de desastre no Sul; influenciadores de todo o País seguem ajudando

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter