X

Diário Mais

Saiba qual o mistério por trás do temido horário '3 da madrugada'

Para algumas pessoas acordar neste horário significa que algo sobrenatural está ao seu lado

Jeferson Marques

Publicado em 09/02/2024 às 11:01

Atualizado em 09/02/2024 às 11:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Você também desperta sempre às 3 da madrugada? / Foto de Miguel Á. Padriñán/Pexels

Há muitas lendas, histórias e hipóteses sobre o horário 3 da madrugada. Alguns dizem que acordar exatamente nele significa que uma entidade sobrenatural estaria do seu lado, se alimentando da sua energia. Outros falam que esse seria o "Horário do Diabo", e que orações precisam ser feitas caso você desperte. Mas, afinal de contas, qual o mistério por trás dele?

Os relatos de pessoas que acordam sempre às 3h são inúmeros. Milhares de internautas, por exemplo, escrevem nas redes sociais sobre a coincidência. Há depoimentos de gente que viu vultos no quarto, sentiu um ar gelado passando por dentro da coberta, ouviu seu nome ser chamado, teve ânsia ou, ainda, sentiu mal estar.

Lendas e outras crenças citam que 3 da madrugada seria o horário em que a ligação entre os vivos e os mortos está próxima e com mais possibilidade de conexão. Ou seja, alguém que você conheça e que já faleceu estaria tentando se comunicar.

Já outras pessoas falam da "Hora do Diabo", onde ele estaria mais forte e iria "atentar" as mentes mais vulneráveis, de pouca fé, plantando em seus subconscientes ideias de maldades que elas devem fazer no dia seguinte.

Em artigo publicado na plataforma de conteúdos acadêmicos The Conversation, o pesquisador Greg Murray diz que acordar neste horário tem a ver com a nossa neurobiologia, já que, segundo ele, nosso corpo sofre um "choque" na temperatura corporal e nos hormônios no meio da madrugada.

Ele diz que às 3h a temperatura do nosso corpo começa a subir, o sono diminui aos poucos, o hormônio do sono (melatonina) passa a ser menos excretado dando a vez ao hormônio do estresse (cortisol), que entende que, em pouco tempo, vamos acordar para um novo dia. E isso ocorrem sem qualquer interferência do ambiente ou se foi uma boa noite de sono. É química pura.

Murray diz que muitas vezes despertamos às 3h sem ao menos perceber. Porém, se tivemos um dia mais agitado e cheio de preocupações, esse "despertar químico" do corpo é sentido e percebido. 

Ele chama isso de "Vigilância Ansiosa Constante".

E você, acha que acordar às 3h é apenas uma questão química, como explicado acima, ou acredita que interferências do oculto/sobrenatural também agem neste momento da madrugada?

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Automotor

Novo Mercedes-Benz Classe E estará à venda ainda em fevereiro

O novo Mercedes-Benz Classe E desembarca no Brasil esbanjando luxo, conectividade e desempenho

Esportes

Popó derruba ex-BBB Bambam em 36 segundos e exige respeito ao esporte

A luta principal do Fight Music Show aconteceu na madrugada deste domingo (25); MC Gui também sai vencedor do combate

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter