Diário Mais

Quais vinhos e champanhes são ideais para acompanhar um jantar a dois?

Especialista explica como impressionar a sua companhia em primeiro encontrando sabendo harmonizar uma boa bebida com o prato escolhido

Da Reportagem

Publicado em 20/04/2024 às 18:10

Atualizado em 20/04/2024 às 19:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Confira dicas para harmonizar os comes e bebes do seu encontro / Pexels

Continua depois da publicidade

O primeiro encontro é um momento que deve ser muito especial, principalmente quando envolve a combinação de: um local perfeito, uma boa conversa e uma excelente bebida. Não basta apenas selecionar um ambiente agradável, é importante também escolher com cuidado o que vai acompanhar vocês nesse encontro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Levando isso em consideração, a reportagem do Diário do Litoral, juntamente com o site de encontros MeuPatrocínio, compilou alguns vinhos e champanhes que são altamente requisitados e que podem ser ideais para o seu encontro. E, é claro, levando em consideração a escolha do prato.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Conheça 5 sinais que indicam que seu relacionamento está chegando ao fim

• Vinhos de 5 mil anos são descobertos em tumba de rainha no Egito

• Saiba os melhores dias da semana para ficar online nos aplicativos de namoro

"Se você é maior de idade, é claro, a escolha do que vai beber em um primeiro encontro faz toda a diferença, pode ser uma maneira de mostrar sua personalidade. Para alguns diminui um pouco a tensão, o tão romantizado vinho ou um champanhe a dois, essa ocasião pode ser um oásis na vida estressada que levamos, mas sempre bebam com moderação, ok?", aconselha o especialista em relacionamentos Caio Bittencourt.

Ele ainda ainda afirma que esta escolha precisa ser certeira. "Sabemos que a primeira impressão sempre fica, tem que saber o que está fazendo para não pagar mico. Um bom cavalheiro sabe harmonizar o vinho com os pratos que vai comer em um date, sabe escolher não só pelo rótulo mas como pela safra, tipo de uva e região.", afirmou.

Continua depois da publicidade

O Vinho certo para o momento perfeito

Tannat e Syrah (Shiraz): Quando o prato tem foco em carne vermelha, essas são ótimas opções. A ideia aqui é escolher taninos médios para altos, isso se deve a capacidade dos taninos de interagir com as proteínas, gorduras da carne, o que suaviza a sensação de ambos, tanto do tanino quanto da carne. Ou seja, harmonização perfeita.

Agora, se o prato escolhido envolver massa leves, com peixe, massas com molho de azeite, ou cremes leves por exemplo, um Chardonnay ou Pinot Grigio são boas escolhas. Mas se o prato que vocês escolheram for mais leve, como frutos do mar, salada ou mesmo comida picante, um vinho branco ou verde seria o ideal, especialmente o Pera Manca branco.

Optando por Champanhe

Vamos considerar a possibilidade de que, para esse primeiro encontro, ambos optaram por um champanhe, uma bebida mais elegante. Nesse caso, é importante lembrar que os pratos escolhidos devem ser mais leves para harmonizar.

Continua depois da publicidade

O Dom Pérignon é um dos mais prestigiados do mundo e seria uma escolha excelente para essa ocasião. Temos também o Krug Grande Cuvée, que é uma opção definitiva para quem busca um champagne de alta qualidade. E, por último, o Louis Roederer Cristal, elaborado apenas em safras excepcionais e conhecido por sua elegância, finesse e sofisticação.

Chocolates e Doces

Aqui, se você souber fazer direitinho, vai se destacar entre os demais. Harmonizar chocolate com vinho é uma arte que explora a interação entre doçura, texturas e sabores complexos. Para uma experiência incrível com sua companhia, os tipos de chocolate fazem a diferença: chocolates mais amargos, com alta concentração de cacau, combinam bem com vinhos tintos encorpados e ricos em taninos, como um Cabernet Sauvignon ou um Zinfandel, que equilibram a amargura do chocolate com suas notas robustas de frutas escuras.

Chocolates ao leite, mais doces e suaves, harmonizam melhor com vinhos mais adocicados e frutados, como um Porto Tawny ou um Banyuls, cuja doçura e riqueza complementam a cremosidade do chocolate. Para chocolates brancos, que são os mais doces e ricos em manteiga de cacau, escolha vinhos doces e aromáticos, como um Moscatel ou um Riesling de colheita tardia, que destacam suas notas de baunilha e creme. Experimentar diferentes combinações pode revelar surpresas deliciosas e ampliar sua apreciação tanto do chocolate quanto do vinho.

Continua depois da publicidade

Mas o mais importante de tudo é: o momento! De nada adianta saber escolher a bebida se você não promover o momento perfeito, romântico, onde você está 100% presente e prestando atenção em quem está com você. Valorize e torne o momento inesquecível.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software