LIMPEZA

Mosquinhas de banheiro parecem inofensivas, mas são um risco à saúde, alerta Butantan

Entenda por que a presença da mosca Psychoda pode significar riscos para a saúde e como eliminá-la de sua casa

Agência Diário

Publicado em 27/09/2025 às 18:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Saiba como a mosca de banheiro, apesar de inofensiva, pode prejudicar a higiene da sua casa e como combatê-la / Foto: Youtube/Reprodução

Continua depois da publicidade

A mosca de banheiro, Psychoda sp., é um inseto pequeno e discreto que aparece em ambientes úmidos e escuros, como banheiros e áreas de serviço. Por conta do seu tamanho e discrição, a sua presença, muitas vezes, é ignorada. No entanto, ela pode ser um indicador da falta de higiene e um risco para a saúde.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os ralos de pias, boxes e vasos sanitários são o habitat ideal para a mosca do banheiro. Elas se alimentam de detritos orgânicos, como restos de cabelo e pele que se acumulam nesses locais.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• O que fazer com sobras de carnes e frutas para não atrair moscas ao lixo da cozinha

• Verão sem moscas? Essa dica mantém sua cozinha mais limpa e sem produtos químicos

• Pele descamada e fungos: saiba como eliminar as moscas cinzas do seu banheiro

Sua presença em grande quantidade pode significar que a limpeza não está sendo suficiente, o que pode favorecer a proliferação de bactérias e outros microrganismos.

A Psychoda sp. é muito parecida com outros insetos, como pernilongos, mas tem um comportamento diferente.

Continua depois da publicidade

Diferentemente de outros parentes próximos, como o mosquito-palha, que é vetor de doenças como a leishmaniose, a mosca de banheiro não transmite doenças. No entanto, por viver em ambientes sujos, pode ser um vetor mecânico de bactérias.

Como a mosca de banheiro se reproduz?

O ciclo de vida da Psychoda tem quatro fases e pode durar de 10 a 20 dias, dependendo da temperatura e da disponibilidade de alimento.

A fêmea deposita os ovos em ambientes úmidos, como ralos de pias e vasos sanitários. Na fase larval, o inseto se alimenta de detritos orgânicos, como cabelo e pele, antes de se tornar adulto.

Continua depois da publicidade

Na natureza, a mosca é naturalmente presa de aranhas e lagartixas-domésticas. Já em ambientes urbanos, a sua presença é um sinal de alerta para a falta de higiene. A família da mosca tem cerca de 3 mil espécies, e 540 são encontradas no Brasil.

Como acabar com a infestação

Para acabar com a infestação, o mais eficaz é reforçar a limpeza de banheiros e cozinhas. O ideal é remover os detritos orgânicos dos ralos, pias e vasos sanitários. A limpeza frequente é a melhor forma de evitar a sua reprodução e, consequentemente, a infestação.

A mosquinha de banheiro pode ser eliminada com soluções caseiras, como a mistura de água sanitária com água quente.

Continua depois da publicidade

A mistura deve ser despejada nos ralos para eliminar os ovos e as larvas. O uso de vinagre de álcool e bicarbonato de sódio também pode ajudar a remover a matéria orgânica que serve de alimento para as larvas.

Cuidados com a mosquinha de banheiro

A mosquinha de banheiro, por viver em ambientes sujos, pode transportar bactérias e outros microrganismos para outros cômodos da casa, especialmente hospitais e cozinhas, que exigem um nível de higiene superior.

Por isso, especialistas recomendam evitar o contato com o inseto. Caso isso aconteça, lavar as mãos é fundamental.

Continua depois da publicidade

Mesmo inofensiva, a mosca pode carregar bactérias de um ambiente para outro, comprometendo a saúde de pessoas e o manuseio de alimentos. Em um hospital, a presença da mosca de banheiro pode ser um problema sério de higiene, gerando riscos de infecção para os pacientes.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software