11 de Setembro de 2024 • 03:44
Mais uma onda de calor age em boa parte do Brasil / Foto de Jill Wellington/Pexels
Termômetros à flor da pele, muito calor e sensação térmica ainda maior. O bloqueio atmosférico que atinge também o estado de SP, Baixada Santista e litoral está causando preocupação em profissionais da saúde e também nos meteorologistas, pois as chances das pessoas sofrerem com queda de pressão, desidratação, tonturas e outros sintomas aumenta consideravelmente.
É por isso que trouxemos aqui 5 dicas para você aguentar esse calorão sem sustos. Vamos conferir?
Meio óbvio, né? Com o calor extremo, o corpo perde ainda mais líquidos para controlar a temperatura interna, e isso pode levar a uma desidratação, principalmente em crianças e idosos. O ideal é beber bastante água, água de coco, chás refrescantes ou sucos naturais sem açúcar. Se você trabalha em locais abertos ou vai ficar muito tempo exposto ao sol, aumente ainda mais a ingestão destes líquidos. Evite bebidas alcoólicas e cafés.
Nada de frituras, gorduras, industrializados, carne de porco ou carne vermelha em dias muitos quentes. Estes alimentos tendem a demorar mais para serem digeridos, o que gera mais bombeamento cardíaco e esforços do seu estômago. Sobre os industrializados, podem causar aumento do suco gástrico, azia e má digestão. Opte por mais frutas e legumes no prato, além de carne de frango ou de peixe. Bolachas e biscoitos naturais também são ótimas opções.
Não use preto em dias de calor extremo ou outras cores que absorvam o calor e dificultam a transpiração, como o azul escuro ou marrom. Prefira tecidos de algodão, mais soltos e dê preferência para cores mais claras. Evite calçados fechados. Se não puder, opte por meias mais finais.
Se for para a praia ou piscina, é fundamental usar protetor solar. Nos dias de calor forte, dê preferência para filtros de proteção acima de 50 e leia no rótulo a maneira correta de utilizá-lo, além do período em que você precisará passá-lo no corpo novamente. Alguns são de hora em hora. Já outros, a cada 2 horas. Observe, ainda, se ele sai com facilidade na água, o que diminuirá muito o seu tempo de proteção. Também use bonés ou chapéus, e lembre-se: evite o sol entre às 10h e às 17h.
Ningém espera no carro. Em dias de calor intenso, os veículos funcionam como uma verdadeira estufa. Portanto, nada de deixar crianças ou animais de estimação esperando você resolver uma coisa "rapidinho". O corpo humano colapsa em ambientes fechados e quentes, assim como o dos animais. E, caso você retorne para um veículo que ficou exposto ao sol forte, abra vidros e janelas e aguarde cerca de 5 minutos para o calorão sair.
Cotidiano
O processo seletivo oferece 14 vagas, e a prova escrita está prevista para o dia 13 de outubro de 2024
Santos
O grande diferencial do Nosso Bar History é o buffet de churrasco à vontade, disponível nos domingos