X

LISTA

Além de Bob Marley, confira outras cinco cinebiografias de sucesso

Com a estreia de 'Bob Marley: One Love', o Diário listou outras histórias de músicos que fizeram sucesso nas telonas; confira indicações

Gabriel Fernandes

Publicado em 13/02/2024 às 19:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Taron Egerton como Elton John em 'Rocketman' / Paramount Pictures/Divulgação

Nesta segunda-feira (12), chegou aos cinemas brasileiros o longa "Bob Marley: One Love", cinebiografia do jamaicano considerado como o pai do reggae. Estrelado por Kingsley Ben-Adir, James Norton, Lashana Lynch e Michael Gandolfini, com direção de Reinaldo Marcus Green ("King Richard: Criando Campeãs"), a produção promete fazer sucesso nas telonas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Aproveitando o gancho e a curiosidade de muitos por outras cinebiografias de importantes nomes da música, o Diário do Litoral listou outras cinco produções de grandes ícones musicais. 

5 - Johnny e June
Disponível no Star+
Direção: James Mangold
Elenco: Joaquin Phoenix, Reese Witherspoon, Ginnifer Goodwin e Robert Patrick

Inspirado no livro "Cash: A autobiografia de Johnny Cash", escrito pelo próprio músico em 1997, o longa é considerado por muitos como uma das mais fiéis cinebiografias de nomes da música. Vivido por Joaquin Phoenix, a trama mostra sua trajetória desde o começo e sua conturbada relação com a cantora June Carter (cuja interpretação de Reese Witherspoon lhe rendeu seu Oscar de melhor atriz).

4 - Rocketman 
Disponível no Telecine
Direção: Dexter Fletcher
Elenco: Taron Egerton, Jamie Bell, Bryce Dallas Howard, Richard Madden e Gemma Jones.

Sob total supervisão do próprio Elton John, que autorizou ser colocado seus conturbados momentos com drogas e outros assuntos delicados, também foi responsável pela escolha do ator Taron Egerton para interpretá-o. Regada com suas próprias músicas, a trama passa desde a sua infância, quando enfrentava vários problemas com sua mãe controladora (Howard), sua grande paixão por Bernie Taupin (Bell) e seu conturbado relacionamento com seu então empresário John Reid (Madden). 

3 - 8 Mile - Rua das ilusões
Disponível na Netflix
Direção: Curtis Hanson
Elenco: Eminem, Kim Basinger, Brittany Murphy e Anthony Mackie.

Apesar de se tratar de um personagem fictício, a vida de Jimmy é totalmente embasada na trajetória do músico Eminem (que interpreta o protagonista aqui). A música " Lose Yourself" não só venceu o Oscar em 2003, como até hoje é considerada uma das mais populares canções que já venceram nesta categoria.

2 - Amadeus 
Disponível em mídia física
Direção: Milos Forman
Elenco: F. Murray Abraham, Tom Hulce, Elizabeth Berridge, Roy Dotrice e Simon Callow

Vencedor de oito Oscars em 1985, incluindo nas categorias de filme, direção e ator (F. Murray Abraham), a trama é centrada na rivalidade entre os músicos Wolfgang Amadeus Mozart (Hulce) e Antonio Salieri (Abraham). Responsável por contar esta história em um hospital psiquiátrico, Salieri relembra o quão possuía inveja do talento de Mozart e como isso o afetou.

1 - Ray
Disponível em mídia física
Direção: Taylor Hackford
Elenco: Jamie Foxx, Kerry Washington, Regina King, Clifton Powell e Harry Lennix

Assim como em "Rocketman", o próprio Ray Charles foi responsável por supervisionar sua cinebiografia que infelizmente ele não chegou a conferir, pois faleceu cerca de quatro meses antes da estreia oficial. Sendo interpretado por Jamie Foxx (cuja atuação lhe rendeu o Oscar de melhor ator), que na época não estava acostumado com o gênero dramático e realizava mais comédias. Sob uma prótese que o realmente deixava cego e ter tocado piano durante as gravações (sem os habituais usos de dublês), junto de Taron Egerton, é considerada uma das melhores caracterizações de um nome da música nos cinemas.  

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Vamos comemorar? 15ª Festa de Portugal será em junho

Um dos principais atrativos do evento é a Praça de Alimentação, com a venda de tradicionais pratos típicos, doces conventuais, cervejas e vinhos portugueses

Santos

'Encontro das Cidades ODS' contará com reflexão e ação pela Agenda 2030

Evento acontece em junho, no Centro Histórico de Santos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter