X

O Anjo Esquerdo da Historia / Divulgação

A Pinacoteca Benedicto Calixto realizou o lançamento da videodança "O Anjo Esquerdo da História" no Facebook da Pinacoteca, no último dia 26 de fevereiro. "O Anjo Esquerdo da História" é uma obra audiovisual realizada na linguagem da videodança, com performance da professora de dança e educadora física Tatiana Justel e baseada na música de mesmo nome, do compositor e maestro santista Gilberto Mendes, com letra do poema homônimo de Haroldo de Campos.

A realização do projeto desta videodança foi possível graças ao prêmio do Concurso Cultural – Lei Aldir Blanc, “Prêmio Alcides Mesquita – Mesquitinha”, realizado pela Prefeitura Municipal de Santos, em 2020.

Gilberto Mendes, nos seus últimos anos de vida, participou com Tatiana Justel de alguns saraus em que ela dançou músicas do maestro. O projeto atual dá continuidade à videodança Rosa dos Ventos, baseada na música Vento Noroeste, também de Mendes e lançada há algumas semanas pela Pinacoteca Benedicto Calixto. A ideia para trabalhos híbridos de dança com audiovisual surgiu a partir de Tatiana, que sentiu a necessidade de homenagear o maestro, por ocasião de seu aniversário em 2020, em que completaria 98 anos.

O Anjo Esquerdo da História (música) é uma obra para coro misto a capella que usa poesia concreta. Foi composta em 1997, musicando o poema de Haroldo de Campos, destacado poeta brasileiro, fundador do Movimento Concretista, crítico e tradutor. O poema versa sobre as lutas por justiça social no campo, que eram preocupações políticas e sociais tanto de Haroldo quanto de Gilberto. O texto é uma homenagem aos 19 sem-terra assassinados no dia 17 de abril de 1996, em Eldorado dos Carajás (PA). O envolvimento de Mendes com o movimento da Poesia Concreta e a formulação do Manifesto Música Nova, em total confluência com o próprio Manifesto da Poesia Concreta, demonstram o alinhamento do compositor não só com as questões poéticas almejadas pelo movimento concretista pós década de 1950, mas também com a visão política que era compartilhada pelos integrantes de ambos os movimentos. Mendes imprime características historicamente associadas à dor e ao sofrimento, para reproduzir a dramaticidade da luta diária enfrentada pelos trabalhadores sem-terra no campo. Texto e música se entrelaçam na criação de metáforas, produzindo novos significados e percepções diferentes daquelas que ambas, texto e música, poderiam ter separadamente. A força do poema fez Mendes passar abruptamente de um registro sacro para a pura declamação do rap.

A obra de Gilberto, em suas características de pluralidade e versatilidade em relações midiáticas, interage formidavelmente com a performance em dança de Tatiana Justel, no seu estilo singular e eclético, por incorporar diferentes influências e vivências na dança. Por fim, com a adição do recorte audiovisual e da poesia visual, em estética inspirada no expressionismo alemão e no surrealismo, reforçam-se as relações simbólicas já existentes, e também se criam outras novas.

Sinopse: Um lenço branco cai do céu sobre a lama do manguezal. Levando-se da lama, surge um ser humanoide, sem olhos, nariz e boca. O Ser performa movimentos que vão do reino vegetal ao animal, até a espécie humana. Conseguindo caminhar, encontra uma igreja, onde vai realizar um surpreendente ato. Inspirado no drama central do poema de Haroldo de Campos, o roteiro incorpora variadas figuras de linguagem amarradas ao fluxo da narrativa, onde os simbolismos e a poesia visual se mesclam à performance da bailarina. O Ser do mangue representa as vítimas dos assassinos, ela dança a dor da morte violenta, da agonia dos sonhos enterrados.

O trabalho de performance cênica de Tatiana Justel é caracterizado pela improvisação e a união da dança com o teatro, próprias da dança contemporânea. É uma bailarina que dança sem a obrigatoriedade de estar cadenciada com a música externa, pois seus movimentos obedecem a uma “música interior”. Sua expressão corporal é uma mistura de movimentos característicos da dança com interpretação realista, mímica e pantomima.

O diretor Carlos Oliveira pensou no alinhamento entre o cenário e a fotografia, tentando produzir um visual apocalíptico, com sombras e contrastes bem marcados entre claro e escuro, significando uma extensão simbólica do interior ambíguo da personagem, no qual o bem e o mal existem ao mesmo tempo. O próprio personagem do Ser do mangue, ao representar uma árvore queimada, mescla-se visualmente ao cenário preparado em uma locação de manguezal da Vila São José, em Cubatão.

Naquilo em que a obra geral de Gilberto conversava com o concretismo e o minimalismo, foram pensadas algumas características associadas a essas estéticas, destacando-se imagens em câmera lenta, aceleradas e em retrocesso, repetições de takes e o uso de efeitos visuais, pois todas elas possibilitam um sutil olhar metalinguístico ao trabalho.

A criação desta videodança contou com a consultoria artística do escritor e crítico literário Flávio Viegas Amoreira, que também foi amigo de Gilberto Mendes e, recentemente, lançou uma biografia do compositor.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter