X
AÇÕES

Reencontro Lab do Instituto Procomum terá programação em Santos, Cubatão, Guarujá e SV

Realizada pelo Instituto Procomum, é inspirada no projeto "La Colaboradora", programa do ecossistema de inovação social Zaragoza Activa, na Espanha

A programação terá duração de três semanas / Divulgação

O Instituto Procomum segue até o dia 23 de novembro com a mostra Reencontro LAB, em formato híbrido, com o objetivo de partilhar com um público expandido o conteúdo produzido nos projetos realizados ao longo de 2021, ano em que completa cinco anos de existência.

Além de atividades presenciais abertas na sede do Instituto (Rua Sete de Setembro, 52 - Vila Nova - Santos); e nas cidades de Cubatão (Centro), Guarujá (Morrinhos II) e São Vicente (Itararé)  – todas com público limitado, mediante uso obrigatório de máscara e apresentação de carteirinha de vacinação - haverá também transmissões online e conteúdos inéditos disponíveis no site oficial.

Até sábado, 13 de novembro, a programação da mostra contemplará o projeto  Colaboradora Artes e Comunidades. Uma ação virtual de leitura “Ensaios do Agora Pro Tempo Que Vem”, de Igô Ferreira, além da abertura da instalação “Eu Posso Sonhar”, de Andrey Haag, no Instituto Procomum, marcaram o início das ações da semana.

Trata-se de uma plataforma de colaboração que congrega uma escola de formação livre a um ambiente criativo e coletivo de trabalho e experimentação. Originalmente presencial, foi adaptada ao formato online já na 2ª edição, em 2020, devido às medidas de distanciamento decorrentes da pandemia da Covid-19. Realizada pelo Instituto Procomum, é inspirada no projeto “La Colaboradora”, programa do ecossistema de inovação social Zaragoza Activa, na Espanha.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Programação LAB REENCONTRO
Semana 2 – Colaboradora Artes e Comunidades

Terça-feira, 9/11, das 17h30 às 20h30 na Praça da Bíblia (Largo do Aveiro, Rua Bernardo Pinto, Centro, Cubatão/SP) – Contramuseu das memóryas_de_Cuipata-ã 
Sinopse: A ação se assenta na direção sul atlântica, portanto anticolonial, rompendo com a noção de museu que carrega e aprisiona as histórias de sujeitos-corpos- territórios. Assim, xondaria, corpos de santo, pés de árvores milenares caminham, voltam, cantam, tocam, atravessam, vivem por mundos, se acessam, com a sabedoria de que o corpo não é só matéria, mas espírito, mente, orí, maracá.  

Terça-feira, 9/11 às 22h  Ação Virtual - Lançamento vídeo Trinka de 3
Sinopse:
Através da malícia, vontade e intenção, existe uma antiga arte de suprimir o tempo, o fim e o começo. A ela dá-se o nome de Trinka de 3. Chuck, praticante dessa arte marcial até então desconhecida, revela a três pontos de conexão, entre o palpável e o digital; o dito e o não-dito e a vida e a morte. 
Transmissão via Youtube: @institutoprocomum 

Quarta-feira, 10/11 no Lab Procomum –  Exposição da fotógrafa Marocas
Sinopse:
A exposição pretende reunir parte da obra de Marocas, artista do Quarentenário em São Vicente (SP), e mãe de João Levy.

Quarta-feira, 10/11 às 18h -  no Lab Procomum – Lançamento: “Põe a Cara no Sol - Memória LGBT+ de São Vicente”
Sinopse:
Exposição fotográfica de Bete Nagô para o livro-memória, com registro de cinco artistas e ativistas escolhidas para o projeto: Brunna Amicio, Natu Vieira, Jeferson Sunyata e Jùpirã Transeunte. Também será exibido um documentário do projeto, seguido de bate-papo, focado no histórico do território vicentino quanto à mobilizações e eventos relacionados à pauta LGBT+, com direção de Fabrício Dias e participação de Patrycia Nunes, Zelda Scott, Anna Paula, Cris Lorca, Elisa Costae Tila Rios 
 
Quarta-feira, 10/11 às 18h Ação Virtual – Lançamento: vídeo performance “Fuligem de Cubatão”,  com  Sandy Andrade
Sinopse:
“Fuligem de Cubatão” é um vídeo performance, um grito/manifesto contra a postura permissiva da administração municipal para o descaso com a arte local durante a pandemia de covid-19. 
Transmissão via Youtube: @institutoprocomum 

Quinta-feira, 11/11 às 14h30 – Outros Olhares – Andrea Campanilli
Sinopse:
Lançando mão de dois temas muito presentes em seus trabalhos, o meio ambiente, através da ressignificação de materiais descartados e as artesanias, a artista Andrea Campanilli investiga novas perspectivas. As artes manuais, representadas pelo crochê como ponto de partida no resgate das práticas ancestrais, são empregadas neste estudo de maneira diversa conversando com a reutilização de materiais de descarte e não convencionais nas artes visuais, principalmente embalagens tetra pak, criando formas e suportes. Transmissão via Youtube: @institutoprocomum 


Quinta-feira, 11/11 às 18h30 Ação Virtual – “MU-DANÇAS” - Brunna Talita
Sinopse:
Mu-danças parte de um corpo marcado e ressignificado pela experiência do câncer. Em tecidos. Faz querer tecer, costurar sua história com outras histórias para se nutrir mutuamente. Faz querer dançar, o que esse corpo tem para contar. Assim, é proposta uma troca de experiências e convite à participação poética de adolescentes que estão em tratamento, ouvindo seus relatos, sonhos, medos, conquistas e traçando uma cartografia do afeto que encontra seu lugar de partilha nessa publicação. 
Transmissão via Youtube: @institutoprocomum 

Quinta-feira, 11/11 às 19h - na Associação Cultural Afroketu (Av. Antenor Pimentel, 760, Sala 19/20 - Morrinhos II - Guarujá/SP) – Lançamento do mini doc “Sou Identidade” de Omo Alamoju
Sinopse:
O mini documentário apresenta um pouco da história da artista, em interface com a Associação Cultural Afroketu e apresenta as transformações do espaço durante a residência de Omo na Colaboradora Artes e Comunidades.

12/11 às 17h - Lançamento Virtual do mini doc "Sanshin – Memórias e Ressignificações"
Sinopse:
O curta aborda a história de Kamemitsu Toma, que aos 91 anos preserva e repassa todo o conhecimento de seus ancestrais para seu filho, Robson Toma, no processo de fabricação artesanal do Sanshin. Hoje Robson Toma ressignifica suas memórias e lembranças, buscando compreender o significado do instrumento na trajetória da família, na cultura de Okinawa e em sua própria trajetória.
Transmissão via Youtube: @institutoprocomum 

12/11 às 18h - Lançamento videoclipe “Arrastão” - Daio
via Youtube: @institutoprocomum 

12/11 às 18h30 – “Poesia, o ritmo do malandro” - Nego Panda, o Poeta da Boemia
Sinopse:
“Poesia, o ritmo do malandro" é um projeto poético, onde o poeta versa e canta a boemia, embalado no fio do arame e no repique do prato, ritmado ao som do toque de angola, do samba de roda regado a poesia malandra, entre palavras e rima, tece cantos de afro afeto, à sua amada enquanto saboreia uma cerveja gelada.
Transmissão via Youtube: @institutoprocomum 

12/11 às 19h - Curvas Territórios - Alexia Furacão
Sinopse:
Curvas-território é uma vídeo-performance da multi-artista Alexia Furacão. A proposta é uma viagem a partir do corpo de mulher, pansexual, negra, periférica, que se apresenta ao mundo a partir da intimidade da pele. Suas curvas, vão contando a história de um território, de um povo e de uma sociedade que promove uma série de apagamentos e soterramentos. Curvas-territórios é uma tentativa de traçar um plano de fuga para a existência. Transmissão via Youtube: institutoprocomum 


13/11 às 10h30 – R. Princesa Isabel, s/n, Itararé – São Vicente/ – Lançamento: Performance “Drag do Fim do Mundo” - Sheyla Muller (Zecarlos Gomes)

Sinopse: A drag queen Sheyla Muller (Zecarlos Gomes) performa uma homenagem à sua mãe Edileusa, que vendia ervas na feira e assim criou seus filhos.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Política

Bolsonaro vai revisitar caso BNDES em live, mirando rejeição de Lula

A expectativa, segundo fontes do Planalto, é que as explicações sobre as irregularidades das gestões petistas no BNDES fiquem por conta do atual presidente no banco, Gustavo Montezano

Esportes

Santos cria preparação especial pós-Covid e seguirá desfalcado no Paulista

No retorno ao CT Rei Pelé após a quarentena, os atletas passam por exame cardiológico e, quando liberados, iniciam os treinos com 60% da carga física

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software