X

Cultura

Museu da Cidade discute a cultura afro-brasileira em Praia Grande

O encontro faz parte da 7ª Primavera dos Museus, uma ação conjunta das instituições museológicas do País, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 03/09/2013 às 18:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Museu da Cidade, em Praia Grande, realizará uma roda de conversas com o tema “Museus, memórias e cultura afro-brasileira na cidade de Praia Grande” no dia 26 de setembro, das 15 às 17 horas. O encontro faz parte da 7ª Primavera dos Museus, uma ação conjunta das instituições museológicas do País, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O Museu da Cidade faz parte do Complexo Cultural Palácio das Artes, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão. O evento será gratuito e aberto ao público em geral.

Segundo a coordenadora do Museu da Cidade, Márcia Helena de Lima, o museu tem como objetivo difundir a memória e a história de Praia Grande, estimulando a preservação de sua cultura material e imaterial. “O trabalho é realizado por meio de ações integradas com o cidadão, como esta roda de conversas”. Márcia de Lima explicou ainda que as ações desenvolvidas fazem parte de um processo de identificação e estudo dos referenciais sobre o território e os modos de vida da população. “Além disso, a missão é também a convivência social da coletividade no aspecto histórico e na democratização da cultura”, explicou.

A programação terá início com a roda de conversas, a partir das 15 horas, com o intuito de discutir com a sociedade civil a importância da preservação e do respeito à cultura afro–brasileira, e, na sequência, terá a abertura da mostra fotográfica “Democratização da Cultura”, que conta com 12 imagens de ações desenvolvidas durante a “Semana da Consciência Negra de 2009”, realizada na Cidade. “A exposição é um registro do evento que envolveu todo o Complexo Cultural Palácio das Artes e que buscou discutir com a sociedade civil a importância da preservação e do respeito à cultura africana”, explicou Márcia de Lima. A mostra segue aberta à visitação até 26 de outubro.

O Museu da Cidade faz parte do Complexo Cultural Palácio das Artes (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

'Vovô do iFood' é atropelado em Guarujá e motociclista morre na hora

Os dois se envolveram em um acidente na Avenida dos Caiçaras, no bairro Jardim Las Palmas, no final da tarde deste domingo (05)

ESTÁ EM MANAUS

Bolsonaro volta a buscar hospital por causa de dores no abdômen

Ex-presidente já tinha ficado internado por causa de um quadro de erisipela, entre sexta-feira e sábado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter