X

Cultura

Mais de 300 crianças convidam Joãozinho para “Ler lá em Casa”

O mascote que carrega um livro e um caderno acompanha os alunos em sala de aula e, no fim de semana vai para a casa de um deles

Publicado em 17/04/2015 às 17:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

“Joãozinho! Vamos ler lá em casa?”. Assim começa a promissora amizade entre os pequenos da Escola Municipal Professor João de Oliveira (Rua Manoel Vicente de Brito, s/nº - Morrinhos) e o mascote da leitura. A relação que vai além da escola é um Projeto elaborado pela Unidade de Ensino e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação.

A proposta deste trabalho pedagógico está em “criar ou resgatar o hábito de leitura entre a família”, de acordo com a orientadora de ensino, Célia Anselmo de Souza Pinto. O mascote da leitura tem o nome em homenagem à Escola. Ele carrega uma sacolinha colorida, com a missão de despertar o interesse aos livros, nas 331 crianças, do Infantil 4 e 5. Os quatro Joãozinhos irão ficar, cada um com sua turma de segunda à sexta-feira e a cada fim de semana, um aluno diferente leva o Joãozinho para casa.

Segundo a orientadora, levar o Joãozinho para casa dá o direito de empréstimo de um livro e um caderno à criança, “que às vezes, não tem contato com nenhum livro em casa”. Será de responsabilidade dos pais ler para o filho e também relatar sua experiência de leitura em família, no caderninho. “Estamos tentando propiciar esse momento de atenção dos pais para com os filhos e também o exercício de cidadania, pois as crianças irão aprender como cuidar do material escolar”, explicou Célia.

A confecção dos mascotes foi uma atitude nobre feita pela mãe da aluna Rebeca Cavalcante Rosa, chamada Vanessa Cavalcante Rosa. “Ela sempre faz roupinhas para eles brincarem e para colaborar com este projeto fez os quatro bonecos e as sacolinhas”, contou Célia. Para a orientadora, iniciativas como estas são frequentes na Escola. “Nós temos uma comunidade muito participativa, por isso sempre temos bons resultados”, afirmou Célia

Durante a apresentação do Projeto nesta última sexta-feira (17), véspera do Dia do Livro, as crianças corresponderam animadas à proposta. “Eu gosto de ler e vou pedir para minha mãe ler para mim”, contou Cristopher do Infantil 4. Já a Sophia, gostou da bolsinha e do Joãozinho “porque estava muito lindinho”. Ela ainda diz que vai “brincar com ele, zanzar, tirar foto e contar historinha”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter