Iguape realiza 2º Festival Literário

Promovido pela Oficina Cultural Gerson de Abreu, a feira acontecerá em maio. Uma parceria entre as Oficinas Culturais do Estado e a Prefeitura oficializa a realização do evento

Comentar
Compartilhar
19 MAR 201413h15

Foi oficializada parceria entre as Oficinas Culturais do Estado e a Prefeitura do Município de Iguape para a realização da segunda edição do Festival Literário de Iguape. Promovida pela Oficina Cultural Gerson de Abreu – unidade da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura –, a festa literária do Vale do Ribeira acontecerá entre 15 e 17 de maio.

A participação do Município foi firmada em reunião realizada no dia 11 de março, na sede da Prefeitura, na presença do Prefeito Tony Ribeiro, do Diretor de Departamento de Obras e Serviços Urbanos, Daniel Teixeira; do Diretor do Departamento de Cultura, Esporte e Eventos, Josimar Paranhos do Rio Branco; e, pela POIESIS, a Coordenadora da Oficina Cultural Gerson de Abreu, Leila Horiguti; Eduardo Santana, do Núcleo de Coordenação de Conteúdos Virtuais da Poiesis, Renata Schermann, do Departamento de Marketing da Poiesis, e Marlon Florian, do Núcleo de Articulação de Programação da Poiesis.

Idealizado pela coordenação e articulação da Oficina Cultural Gerson de Abreu, o Festival Literário de Iguape surgiu com o objetivo de promover o livro enquanto fonte de difusão cultural e estimular a produção literária na região do Vale do Ribeira. A primeira edição, que aconteceu entre 17 e 20 de outubro de 2013, contou uma programação gratuita de workshops, palestras, feira de livros, contação de histórias, exposição de quadrinhos independentes e shows com Marina de La Riva e Tiê.  

Na programação de 2014, estão previstos shows de Arnaldo Antunes, e dos grupos Jovens da Jureia e Pindorama; além de palestras com o poeta e Diretor da Casa das Rosas, Frederico Barbosa, e com o poeta e Diretor da Casa Guilherme de Almeida, Marcelo Tápia. Entre as palestras, o destaque é a participação do jornalista e escritor Manuel da Costa Pinto, que falará sobre a viagem de Oswald de Andrade e Albert Camus à Iguape. Haverá ainda workshop de tirinhas, intervenção poética, entre outras atrações gratuitas.

2ºFestival Literário acontecerá em maio em Iguape (Foto: Divulgação)

Sobre a Oficina Cultural Gerson de Abreu

É uma das 22 unidades das Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura, administradas pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

A unidade tem como patrono o ator e apresentador Gerson de Abreu, natural da cidade e falecido em 2002. Oferece para moradores da região atividades com o objetivo de proporcionar novos conhecimentos e vivências em literatura, artes plásticas, fotografia, dança, música, teatro, entre outras áreas.

A Oficina, que ocupa um casarão colonial do final do século XIX, tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico), é uma das cinco unidades das Oficinas Culturais que terão investimentos para obras de restauro e de acessibilidade. Os prazos de conclusão das obras, que terão início ao longo de 2014, variam de 15 a 18 meses.

O Governo do Estado de São Paulo liberou R$ 1,5 milhão para serem investidos no restauro da unidade de Iguape. Os recursos serão aplicados em paisagismo, restauração de revestimentos e pinturas de parede, além da criação de um anexo do prédio, um elevador, rampas e novos sanitários adaptados.