X

Cultura

Guarujá inaugura Ateliê “Artes no Palco”, um novo espaço para formação artística e cultural

O equipamento será destinado a artistas profissionais e à população

Publicado em 17/04/2015 às 10:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Prefeitura de Guarujá inaugurou, na última quarta-feira (15), o Ateliê “Artes no Palco”, um novo e importante espaço para o fomento da cultura e da arte, em Guarujá. A partir de agora, os amantes de cultura na Baixada Santista têm um local específico para participarem de oficinas e ateliês de dança, música e teatro. O equipamento atenderá artistas profissionais e amadores, por meio de três atividades diferentes: aulas de sensibilização artística para amadores, ateliês específicos para profissionais e shows em praças públicas.

A secretária municipal de Coordenação Governamental, Eliane Ribeiro, disse que o Ateliê é mais uma importante conquista da Governo Municipal. “Esse novo equipamento para a cultura e arte na Cidade é fruto de muito trabalho e engajamento de toda equipe da Secretaria de Cultura. E todos envolvidos nesse projeto estão de parabéns”. Ela também agradeceu a sensibilidade e empenho do ex-deputado federal Protógenes Queiróz, que conseguiu a emenda parlamentar que viabilizou a criação do equipamento. “A Cultura e Educação são a base de um ser humano e são extremamente importantes na formação do caráter de uma pessoa”, afirmou Eliane.

O secretário municipal de Cultura, Odair Dias, citou o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, lembrando sua frase: “a arte é para que a vida não nos exclua”, lembrando que o novo espaço será muito importante para a expansão do movimento artístico na Cidade. Também citou outras conquistas desta política, como o Conselho Municipal de Cultura. “É o mais atuante da Baixada Santista”, afirmou.

Outra importante conquista foi a criação do Museu da Fortaleza da Barra de Santa Cruz dos Navegantes e a entrega da reforma do Teatro Procópio Ferreira, que será realizada no próximo dia 25 de abril, com uma semana de atrações gratuitas para a população. “Temos que quebrar as paredes e agir com o povo através da arte e da cultura”, afirmou.

O vereador Luciano Moraes Rocha (Tody) representou a Câmara Municipal e lembrou dos benefícios que o Ateliê trará para a população, que agora dispõe de um espaço específico para o fomento da arte e da cultura no Município. “É muito importante para nossa Cidade e a Câmara apoia e aprova iniciativas como essa”, disse.

Artistas locais aprovam o projeto: O novo espaço para o desenvolvimento da arte e da cultura agradou a artistas da Cidade. O músico Cláudio Barbosa elogiou a iniciativa. “É uma bela estrutura, tem tudo para dar certo, os professores são bem treinandos e o Guarujá precisava de um espaço como esse”.

A atriz e produtora teatral, Fátima Góes, também elogiou o novo equipamento. “É hiper importante para fomentar as questões culturais. Os professores ajudarão a formar nossos novos jovens artistas. Guarujá acertou com a iniciativa”, disse Fátima.

Ateliê “Artes no Palco”: O objetivo do novo espaço é o de despertar potencialidades artísticas na cidade e Região, o interesse pela cultura por meio de uma das três atividades foco do equipamento: música, teatro e dança; e contribuir com o descobrimento de uma nova atividade.

Destinado a artistas profissionais, o “Artes no Palco”, trará 24 ateliês específicos de temas como dramaturgia, música bocal, cenografia, entre outros. Todos com relação direta com uma das três artes em foco. As vagas para os ateliês foram preenchidas por meio de editais.

O equipamento também dará espaço para artistas profissionais se apresentarem eventualmente em praças públicas de Guarujá. As apresentações serão agendadas e divulgadas para a população e será uma oportunidade de artistas da Cidade mostrarem seu trabalho ao público e deixar a cultura mais acessível à população.

Inscrições: Para participar das oficinas de sensibilização artística, os interessados devem se dirigir ao Ateliê “Artes no P alco”, que está localizado na Rua Washington, 201, no Centro. Ao todo, serão 18 aulas, ao longo de quatro meses, destinados a população. Serão oferecidos cursos para crianças (a partir de dois anos), jovens e adultos. Para se inscrever, é necessário apresentar um documento, foto 3x4 e comprovante de residência. Caso o interessado seja menor de 18 anos, é necessário que ele esteja acompanhado por um responsável legal, que também apresentar cópia de documentação.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Cotidiano

Espera na balsa entre Santos e Guarujá tem tempo elevado na noite desta quinta (24)

Balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter