X

Cultura

Crônicas traduzem humor refinado e poético de André Laurentino

O livro, que reúne as melhores colunas de Laurentino publicadas ao longo de quase dez anos no jornal O Estado de S. Paulo, no guia Divirta-se, será lançado em Santos

Da Reportagem

Publicado em 24/07/2017 às 13:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O livro, que reúne as melhores colunas de Laurentino publicadas ao longo de quase dez anos no jornal O Estado de S. Paulo, no guia Divirta-se, será lançado em Santos / Divulgação

“Um pernambucano arraigado que sabe que a imensidão aí fora é tão absurda quanto um cortejo de bonecos de Olinda”. É assim que a atriz e escritora Fernanda Torres define André Laurentino, o autor de “Não me deixe aqui rindo sozinho”, publicação da Realejo Livros. O livro, que reúne as melhores colunas de Laurentino publicadas ao longo de quase dez anos no jornal O Estado de S. Paulo, no guia Divirta-se, será lançado em Santos na segunda-feira, 24 de julho, a partir das 18h30, na Livraria Realejo. Outros eventos de lançamento estão marcados para as cidades de São Paulo (25/07), Paraty (29/07) e Rio de Janeiro (31/07).

São histórias divertidas que se escondem nas sutilezas do dia a dia atribulado de uma cidade. Elas podem estar numa corrida de táxi, numa consulta com o dentista, na janela em frente ou na conversa da mesa ao lado. São frutos da observação, do humor e da memória. Podem fazer rir ou chorar, desde que não passem em branco. “Traduzem a estranheza do repentista”, resume Fernanda Torres, no prefácio.

Este humor sutil da obra transparece na capa, assinada pelo ilustrador José Carlos Lollo e que traz ainda na orelha uma caricatura do autor feita por Daniel Kondo, que compunha as ilustrações da coluna de Laurentino em O Estado de S. Paulo.

Nascido em Recife e alfabetizado em Fortaleza, André Laurentino viveu 19 anos em Olinda e 18 anos em São Paulo. Atualmente vive em Londres com sua mulher, duas filhas e dois gatos. Tem contos e crônicas publicados em diversos jornais, revistas e coletâneas. Em 2005, lançou o romance “A Paixão de Amâncio Amaro”, eleito um dos melhores livros do ano.

Para o lançamento de “Não me deixe aqui rindo sozinho”, foi criada uma página exclusiva no Facebook com materiais complementares sobre a obra, incluindo a leitura de trechos das crônicas por atores, escritores e amigos do autor.
https://www.facebook.com/naomedeixeaquirindosozinho/

Coleção Passarinho

“Não me deixe aqui rindo sozinho” é o sexto volume da Coleção Passarinho, cujo nome remete a uma gíria dada pelos cronistas ao recurso da inverdade em nome de um resultado dramático, e advém de uma história contada por Nelson Rodrigues - um dos mais importantes cronistas brasileiros - sobre o repórter que salvou uma matéria sobre um incêndio banal descrevendo com teatralidade a morte de um passarinho que cantava na gaiola em chamas. A cada edição, textos de cronistas contemporâneos de peso, com diferentes linguagens e temas, ora profundos ora cômicos, com uma proposta especial de leitura.

Além da obra de Laurentino, a Coleção Passarinho já tem publicados os livros “Água para as visitas”, de Marina Moraes, “A feijoada completa e outras crônicas”, de Matthew Shirts, “A humanidade é uma gorda dançando em um banquinho”, de Alexandre Soares Silva, “A menor importância”, de Cássio Zanatta, e “A pátria em sandálias da humildade”, de Xico Sá.

Sobre André Laurentino

André Laurentino foi diretor de arte durante 10 anos, chegando a ser um dos mais premiados da publicidade brasileira. Em 2003, tornou-se redator e em pouco tempo conquistou os mesmos prêmios na nova função. Além da carreira em publicidade, Laurentino passou a escrever roteiros de séries para a TV Globo, publicou o romance A Paixão de Amâncio Amaro (eleito um dos melhores livros de 2005) e foi colunista do Guia Divirta-se, do Estado de S. Paulo por quase dez anos. Tem vários contos e crônicas publicados em jornais, revistas e coletâneas. Atualmente vive em Londres com a mulher, duas filhas e dois gatos. "Não me deixe aqui rindo sozinho" é seu segundo livro.


Lançamento 

Não me deixe aqui rindo sozinho
Segunda-feira, 24 de julho
Local: Livraria Realejo
Horário: 18h30
Endereço: Av. Mal. Deodoro, 2 – Gonzaga - Santos
Programação: sessão de autógrafos com o autor e Choro de Bolso com Marcos Canduta e Débora Gozzoli
Gratis
Entrada livre

 

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba como se cadastrar para visitar parque aquático gratuito

Parque da Criança, em Indaiatuba, está a menos de três horas de distância da Baixada Santista

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter