X

Cultura

Bonifácio: O Fundador do Brasil tem pré-estreia em Santos

A narrativa conduz o espectro do Patriarca, numa revisita de sua trajetória e de suas aventuras

Da Reportagem

Publicado em 14/06/2018 às 21:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O filme narra a trajetória do homem nascido em Santos, em 1763 / Divulgação/PMS

A trajetória de um dos personagens mais emblemáticos da história brasileira, o santista José Bonifácio de Andrada e Silva, é o foco do filme Bonifácio: O Fundador do Brasil, que teve pré-estreia na noite de quarta-feira (14), no Cine Roxy 4 – Pátio Iporanga. O documentário de Mauro Ventura utiliza como eixo investigativo a Teoria das Camadas da Personalidade, do filósofo Olavo de Carvalho, para ir além do que os nossos livros didáticos costumam mostrar. A narrativa conduz o espectro do Patriarca, numa revisita de sua trajetória e de suas aventuras.

O filme narra a trajetória do homem nascido em Santos, em 1763, que se formou na Universidade de Coimbra, em Portugal, tornando-se um mineralogista reputado nos círculos científicos da Europa, aluno do filósofo Immanuel Kant e colega de estudos do célebre naturalista alemão Humboldt. Como estrategista militar, teve posto de comando na resistência de Portugal à invasão do exército de Napoleão.

Em 1819, aos 56 anos, Bonifácio voltou ao Brasil, onde concebeu um projeto civilizacional para o País. Em nome dele, combateu a escravidão décadas antes das campanhas abolicionistas do final do século XIX; defendeu a catequização dos índios nos moldes dos jesuítas, de modo a integrar os nativos na sociedade brasileira, e se posicionou contra o uso de queimadas na agricultura, antecipando a preocupação ecológica do século XX.

Republicano

Entusiasta do potencial do Brasil como país livre, Bonifácio juntou-se aos grupos que lutavam pela independência brasileira, assumindo papel decisivo no movimento. Proclamada a Independência, organizou a ação militar contra os focos de resistência à separação de Portugal.

A carreira de Bonifácio chega ao auge em 1822, quando tomou posse como ministro do reino e dos negócios estrangeiros, tornando-se conselheiro e confidente de Dom Pedro I. No cargo, acabou com privilégios alfandegários e comerciais de que Portugal ainda desfrutava no comércio brasileiro. Tenta consolidar a monarquia constitucional, para ele o único regime capaz de garantir a união nacional no momento turbulento pelo qual passava o país.

Bonifácio: O Fundador do Brasil tem 82 minutos de duração e está em cartaz no Cine Iporanga 4 (Avenida Ana Costa, 465, Gonzaga). Classificação: 12 anos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

EM SANTOS

Cobertura da quadra de escola da Ponta da Praia será entregue até julho

Escola de Santos atende 460 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e ainda conta com 50 vagas para a EJA

Mongaguá

Viatura descaracterizada da PM atropela catador de latinhas na Baixada

Estado de saúde do homem, até o fechamento deste texto, era grave

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter