Banda Sinfônica de Cubatão se apresenta neste sábado em Campos do Jordão

O concerto será às 14h na Praça do Capivari, coração da cidade

Comentar
Compartilhar
13 JUL 2018Por Da Reportagem20h30
O grupo artístico participa da 49ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão neste sábado (14)O grupo artístico participa da 49ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão neste sábado (14)Foto: Divulgação/PMC

Será no espaço mais charmoso de Campos do Jordão que a Banda Sinfônica de Cubatão vai ecoar o som poderoso de seus metais, madeiras e percussão. O grupo artístico participa da 49ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão neste sábado (14). O concerto será às 14h na Praça do Capivari, coração da cidade.

Na cidade de Campos, a Sinfônica estará sob a batuta do maestro titular Rodrigo Vitta, porém haverá participação especial do maestro Ulysses Damacena (regente-assistente) e do maestro Roberto Farias (fundador da Banda Sinfônica e atual coordenador dos Grupos Artísticos). Vitta destaca que este Festival é considerado o maior da América Latina, quando o assunto é difusão da música clássica: "As mais importantes bandas e orquestras se apresentam em Campos do Jordão. É uma grande satisfação para a Sinfônica de Cubatão integrar o escopo do espetáculo".

No programa da Sinfônica, destaque para a estreia mundial de "Segunda Fantasia Brasileira", de Peter Koval. Inglês radicado no Brasil, a peça foi a maneira que o compositor encontrou de entrar no universo da música brasileira. "Em 2011 escrevi a Primeira Fantasia incluindo fragmentos de músicas brasileiras eruditas, folclóricas e populares. Sobrou muito material e compus a Segunda Fantasia, que é esta e faz alusão a importantes peças como 'O Guarany', de Carlos Gomes e 'Bachianas Brasileiras nº 4', de Villa-Lobos", disse Koval. Para ele, os fragmentos são uma maneira da platéia se identificar com a música.

Outras obras de alto nível também compõem a tarde musical, como: "Danzon n. 2", de Arturo Marquez; "Trompeta de España", de Gilberto Gagliardi e participação do trompetista Alessandro Ribeiro Inácio; "Seleção do Musical 'Cats'", de T. S. Eliot/Andrew Lloyd Webber, com arranjo de  Johan De Meij; e a lindíssima "Danças Sinfônicas de West Side Story", de Leonard Bernstein.

Festival de Inverno de Campos do Jordão - A 49ª edição acontece de 30 de junho a 29 de julho, com mais de 60 concertos em Campos do Jordão e na capital paulista, além de vagas para 200 bolsistas no núcleo pedagógico (Sala São Paulo). Maior evento de música clássica do país, o Festival traz ao público uma série de concertos sinfônicos e de câmara, com a participação de prestigiados artistas nacionais e internacionais, além dos grupos do Festival, formados pelos bolsistas - a Orquestra do Festival, a Camerata do Festival e o Grupo de Música Antiga do Festival, além das apresentações de câmara com professores e alunos.