X

Cultura

Banda Sinfônica de Cubatão se apresenta neste sábado em Campos do Jordão

O concerto será às 14h na Praça do Capivari, coração da cidade

Da Reportagem

Publicado em 13/07/2018 às 20:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O grupo artístico participa da 49ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão neste sábado (14) / Divulgação/PMC

Será no espaço mais charmoso de Campos do Jordão que a Banda Sinfônica de Cubatão vai ecoar o som poderoso de seus metais, madeiras e percussão. O grupo artístico participa da 49ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão neste sábado (14). O concerto será às 14h na Praça do Capivari, coração da cidade.

Na cidade de Campos, a Sinfônica estará sob a batuta do maestro titular Rodrigo Vitta, porém haverá participação especial do maestro Ulysses Damacena (regente-assistente) e do maestro Roberto Farias (fundador da Banda Sinfônica e atual coordenador dos Grupos Artísticos). Vitta destaca que este Festival é considerado o maior da América Latina, quando o assunto é difusão da música clássica: "As mais importantes bandas e orquestras se apresentam em Campos do Jordão. É uma grande satisfação para a Sinfônica de Cubatão integrar o escopo do espetáculo".

No programa da Sinfônica, destaque para a estreia mundial de "Segunda Fantasia Brasileira", de Peter Koval. Inglês radicado no Brasil, a peça foi a maneira que o compositor encontrou de entrar no universo da música brasileira. "Em 2011 escrevi a Primeira Fantasia incluindo fragmentos de músicas brasileiras eruditas, folclóricas e populares. Sobrou muito material e compus a Segunda Fantasia, que é esta e faz alusão a importantes peças como 'O Guarany', de Carlos Gomes e 'Bachianas Brasileiras nº 4', de Villa-Lobos", disse Koval. Para ele, os fragmentos são uma maneira da platéia se identificar com a música.

Outras obras de alto nível também compõem a tarde musical, como: "Danzon n. 2", de Arturo Marquez; "Trompeta de España", de Gilberto Gagliardi e participação do trompetista Alessandro Ribeiro Inácio; "Seleção do Musical 'Cats'", de T. S. Eliot/Andrew Lloyd Webber, com arranjo de  Johan De Meij; e a lindíssima "Danças Sinfônicas de West Side Story", de Leonard Bernstein.

Festival de Inverno de Campos do Jordão - A 49ª edição acontece de 30 de junho a 29 de julho, com mais de 60 concertos em Campos do Jordão e na capital paulista, além de vagas para 200 bolsistas no núcleo pedagógico (Sala São Paulo). Maior evento de música clássica do país, o Festival traz ao público uma série de concertos sinfônicos e de câmara, com a participação de prestigiados artistas nacionais e internacionais, além dos grupos do Festival, formados pelos bolsistas - a Orquestra do Festival, a Camerata do Festival e o Grupo de Música Antiga do Festival, além das apresentações de câmara com professores e alunos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Mega-Sena no concurso 2717, nesta quinta (25)

O prêmio é de R$ 6.000.000,00

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter