X

Cubatão

Pesquisadores, ambientalistas e políticos visitam a Vila dos Pescadores nesta segunda-feira (24)

O objetivo é que o grupo conheça a comunidade de perto e entenda os efeitos da construção da Cava Subaquática que vai receber rejeitos da dragagem do Porto de Santos

Da Reportagem

Publicado em 21/01/2022 às 16:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O objetivo é que o grupo conheça a Vila dos Pescadores por dentro, ver o seu dia a dia / Divulgação

Um bairro erguido em uma área de mangue entre a Rodovia Anchieta e o Rio Casqueiro, em Cubatão. Assim é a Vila dos Pescadores, uma das maiores comunidades da Baixada Santista. Como o próprio nome diz, na Vila ainda vivem centenas de pessoas que vivem da pesca, retirando a sobrevivência do estuário e movimentando a economia do local onde moram mais de 9 mil pessoas.

E essa atividade pode ser ameaçada pela cava subaquática, uma cratera de mais de 400 metros de diâmetro aberta no estuário feita para receber rejeitos da dragagem do canal do Porto de Santos.

Para conhecer a comunidade e o que a cava pode afetar, o Instituto Sócio Ambiental  e Cultural da Vila dos Pescadores (ISAC-VP) vai receber na próxima segunda-feira (24), às 14 horas, representantes do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde Socioambiental (NEPSSA), da Universidade Federal de São Paulo, o deputado estadual Maurici e ambientalistas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O objetivo é que o grupo conheça a Vila dos Pescadores por dentro, ver o seu dia a dia. A presidente do ISAC, Marli Vicente, explica que os pesquisadores vão conhecer projetos sociais que funcionam na Vila, famílias de pescadores e locais fundamentais para a manutenção da pesca no bairro, como o Portinho. "É muito mais fácil para o pesquisador, para o político entender uma causa, entender os efeitos que a cava pode ter quando eles conhecem a realidade de uma comunidade por dentro", explica.

O NEPSSA é um dos mais importantes núcleos de estudos e pesquisas sobre demandas da sociedade relacionadas à saúde socioambiental na perspectiva da Promoção de Saúde. O Deputado estadual Maurici é membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa que investiga a criação da Cava Subaquática e seus efeitos.

O evento tem o apoio da Frente Ambientalista da Baixada Santista.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter