X
Cubatão

Pesquisadores, ambientalistas e políticos visitam a Vila dos Pescadores nesta segunda-feira (24)

O objetivo é que o grupo conheça a comunidade de perto e entenda os efeitos da construção da Cava Subaquática que vai receber rejeitos da dragagem do Porto de Santos

O objetivo é que o grupo conheça a Vila dos Pescadores por dentro, ver o seu dia a dia / Divulgação

Um bairro erguido em uma área de mangue entre a Rodovia Anchieta e o Rio Casqueiro, em Cubatão. Assim é a Vila dos Pescadores, uma das maiores comunidades da Baixada Santista. Como o próprio nome diz, na Vila ainda vivem centenas de pessoas que vivem da pesca, retirando a sobrevivência do estuário e movimentando a economia do local onde moram mais de 9 mil pessoas.

E essa atividade pode ser ameaçada pela cava subaquática, uma cratera de mais de 400 metros de diâmetro aberta no estuário feita para receber rejeitos da dragagem do canal do Porto de Santos.

Para conhecer a comunidade e o que a cava pode afetar, o Instituto Sócio Ambiental  e Cultural da Vila dos Pescadores (ISAC-VP) vai receber na próxima segunda-feira (24), às 14 horas, representantes do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde Socioambiental (NEPSSA), da Universidade Federal de São Paulo, o deputado estadual Maurici e ambientalistas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O objetivo é que o grupo conheça a Vila dos Pescadores por dentro, ver o seu dia a dia. A presidente do ISAC, Marli Vicente, explica que os pesquisadores vão conhecer projetos sociais que funcionam na Vila, famílias de pescadores e locais fundamentais para a manutenção da pesca no bairro, como o Portinho. "É muito mais fácil para o pesquisador, para o político entender uma causa, entender os efeitos que a cava pode ter quando eles conhecem a realidade de uma comunidade por dentro", explica.

O NEPSSA é um dos mais importantes núcleos de estudos e pesquisas sobre demandas da sociedade relacionadas à saúde socioambiental na perspectiva da Promoção de Saúde. O Deputado estadual Maurici é membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa que investiga a criação da Cava Subaquática e seus efeitos.

O evento tem o apoio da Frente Ambientalista da Baixada Santista.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Turismo ecológico é tema de três cursos gratuitos oferecidos pelo Governo Federal

Inscrições seguem até esta sexta (20); Cursos estão disponíveis em plataforma online

Guarujá

Restaurado, carro fúnebre de Santos Dumont será destaque de exposição em Junho

Veículo, famoso por transportar o corpo do Pai da Aviação, que faleceu em Guarujá, passou por restauro em Santos e retorna à Cidade

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software