Voluntários podem participar do censo de população de rua de Santos

Haverá uma seleção dentre os inscritos e será dada preferência para quem tiver experiência prévia com pesquisa e/ou proximidade com temas pertinentes

Comentar
Compartilhar
17 OUT 2019Por Da Reportagem14h39
O levantamento será realizado em uma única noite, com início às 18h e término previsto para as 3hFoto: Rodrigo Montaldi/Arquivo DL

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) vai selecionar voluntários para participar do censo da população em situação de rua em Santos. O levantamento será realizado em uma única noite, com início às 18h e término previsto para as 3h (a data será escolhida entre os dias 23 e 30 de outubro – a depender das condições meteorológicas).

Os interessados devem preencher, até domingo (20), o formulário disponível em: https://www.santos.sp.gov.br/censonovoolhar. 

Haverá uma seleção dentre os inscritos e será dada preferência para quem tiver experiência prévia com pesquisa e/ou proximidade com temas pertinentes à população em situação de rua. Serão necessários 78 pesquisadores, que serão divididos em dez equipes.

É importante ainda que os candidatos tenham disponibilidade para uma tarde (14h) ou noite (19h) de capacitação, na próxima segunda-feira (21) na Universidade Federal de São Paulo (R. Carvalho de Mendonça, 144).

Será garantido a todos os pesquisadores um lanche e certificado de formação/participação. Aos residentes em Santos, será disponibilizado transporte de retorno aos seus domicílios. 

Retrovisor

A etapa anterior do censo consistiu na Pesquisa Retrovisor, contagem visual das pessoas em situação de rua, por duas equipes de servidores da Seds. A contagem simples, que não envolveu o contato direto com a população, serviu de base para o organização logística do censo como a previsão do número de veículos, formulários e o número de pesquisadores que farão as entrevistas na contagem geral.

Qualquer pessoa pode ter acesso ao mapa que mostra onde foram encontradas pessoas nas ruas e os locais de onde as cinco equipes sairão, simultaneamente, no dia do censo.  A pesquisa está disponível clicando em https://egov.santos.sp.gov.br/santosmapeada/DesenvolvimentoSocial/NovoOlhar/MapaNovoOlhar/.

Saiba mais

De acordo com a Política Nacional para a População em Situação de Rua (Decreto Federal 7.053/2009) os municípios devem se mobilizar para a realização de censos periódicos dessa população.

Em Santos, a contagem é uma das bases do Programa Novo Olhar, lançado pela Prefeitura em 19 de julho de 2018, e que desenvolve ações para articular serviços, iniciativas e estratégias relativas à população em situação de rua. Ainda no ano passado, a Seds fez uma parceria com a Unifesp – Campus Baixada Santista para a realização do censo.

Dessa parceria surgiu o "Projeto Integrado de Pesquisa e Extensão sobre População em Situação de Rua no município de Santos – SP". Com ele, a pesquisa foi construída de forma participativa, articulando poder público, universidade, sociedade civil e as pessoas que vivem nas ruas.

"Diferentemente dos três censos realizados anteriormente na Cidade, desta vez criamos a metodologia, fizemos o formulário e, ao final, a pesquisa nos trará mais elementos, inclusive para redimensionar e/ou criar políticas públicas", afirma Juliana Laffront, gestora do Novo Olhar.

No primeiro semestre de 2020, está prevista a publicação de um livro que relatará toda a experiência da parceria entre a Prefeitura e a Unifesp.