Vigilância Sanitária analisa qualidade da água em Peruíbe

Ação faz parte do Programa Proágua, que tem a proposta de garantir a qualidade de água ofertada à população

Comentar
Compartilhar
21 NOV 201317h58

A Vigilância Sanitária de Peruíbe tem realizado coleta de amostras de água em vários pontos da Cidade. A ação faz parte do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Proágua), que tem por objetivo analisar a qualidade da água que é ofertada à população.

As amostras são coletadas mensalmente em 17 pontos previamente definidos, e depois o material é analisado pelos agentes, que inspecionam  em níveis de cloro e Ph (potencial de hidrogênio) presentes no recurso natural. Em seguida são levadas para o Instituto Adolpho Lutz, em Santos, que emite os laudos finais.

Proágua

O Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – Proágua – é baseado nos planos federal e estadual de procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de portabilidade. É um conjunto de ações contínuas para assegurar a qualidade dos sistemas e soluções alternativas de abastecimento, identificando e intervindo em situações de risco à saúde dos consumidores como meio de prevenir doenças transmitidas pela água.

A Vigilância Sanitária de Peruíbe tem realizado coleta de amostras de água em vários pontos da Cidade (Foto: Divulgação/PMP)

O programa tem o objetivo de garantir a portabilidade da água destinada ao consumo humano, e desenvolve uma série de ações coordenadas e sistematizadas pelo Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa), que cadastra e inspeciona sistemas e resoluções alternativas de abastecimento para avaliar riscos relacionados aos processos de captação, tratamento e distribuição de água.

Através das amostras coletadas, o Sevisa avalia os relatórios de controle de qualidade de água, avalia soluções alternativas de abastecimento, e analisa o perfil epidemiológico da população, relacionando a ocorrência de agravos com o consumo da água.