X

Cotidiano

Videomonitoramento de Praia Grande registrou mais de 4 mil ocorrências em 2014

A Cidade conta com 1.530 câmeras instaladas em vários pontos da Cidade, principalmente escolas, unidades de saúde e outros prédios públicos municipais,

Publicado em 16/04/2015 às 13:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Central de Videomonitoramento da Prefeitura de Praia Grande registrou 4.166 ocorrências em 2014, conforme levantamento divulgado essa semana pelo comando da Guarda Civil Municipal (GCM), que gerencia o serviço. O número supera o índice alcançado no ano anterior (4.095), reforçando a importância do sistema na segurança da Cidade, pioneira na implantação de um projeto de monitoramento na Baixada Santista.

O levantamento leva em consideração todas as ocorrências que passam pelo sistema e que foram atendidas não apenas pela GCM, mas também pelas polícias Militar e Civil, além de Bombeiros e Samu. 

Embora a diferença entre os dois anos não seja muito significativa, o número demonstra a importância do sistema, que atualmente está passando por uma reformulação. De acordo com o inspetor Alexandre Nascimento Silva, em 2014 algumas mudanças implantadas em 2013 já estavam consolidadas, como a integração do sistema de radiocomunicação da GCM com a Polícia Militar e outros órgãos de segurança e informatização das ações operacionais. “Isso se refletiu nas estatísticas e pudemos analisar com mais precisão como essas mudanças estavam funcionando na prática”. 

Conforme o documento, as três ocorrências mais monitoradas são: alarme disparado (1.191), averiguação (677) e acidente de trânsito com vítima (353) e os meses de maior incidência são dezembro (437), janeiro (424) e novembro (400). É possível saber também quais os quarenta equipamentos públicos que mais tiveram ocorrências monitoradas. 

Outro dado importante é a comparação nos números de indivíduos presos, menores apreendidos e armas apreendidas nos dois anos. Por exemplo, em 2013 foram 29 menores detidos com o auxílio do sistema enquanto que em 2014 foram 88.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal, Marco Alves dos Santos, com a reformulação que está sendo feita na central de monitoramento, a tendência é que os números sejam cada vez mais significativos. “Teremos um sistema ainda mais avançado, incluindo câmeras de OCR (reconhecimento ótico de caracteres), dando uma importante contribuição à segurança pública”.

Atualmente, Praia Grande conta com 1.530 câmeras instaladas em vários pontos da Cidade, principalmente escolas, unidades de saúde e outros prédios públicos municipais, e que são monitorados por uma equipe de operadores da GCM. Na ocasião em que foi implantada, em 2002, a central contava com apenas 100 câmeras.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter