X

Cotidiano

Vereador de Cubatão é denunciado por quebra de decoro

Ivan Hildebrando se retratou, mas disse à Reportagem que também foi humilhado pelo denunciante nas redes sociais

Da Reportagem

Publicado em 01/08/2019 às 08:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Vereador cubatense disse que vai responder na Justiça os excessos, mas vai provar uma parte de sua fala em plenário / Divulgação/PMC

O analista e suplente de vereador Joziel Lima do Espírito Santo ingressou uma denúncia de quebra de decoro parlamentar, na Câmara de Cubatão, contra o vereador Ivan Hildebrando da Silva (PSB) por conta do parlamentar, no último dia 23, em sessão ordinária da Casa, ter "difamado e injuriado" o denunciante, chamando-o de "lixo, derrotado, falso profeta e que colocava em xeque a crença das pessoas e a opção religiosa". Ainda segundo Joziel Lima, Ivan Hildebrando teria mostrado preconceito ao se referir de forma pejorativa a características físicas do autor, como "bigodinho fino e cabelinho de régua".

Como adiantado pelo Diário ontem, Joziel Lima registrou boletim de ocorrência em razão de declarações do vereador. Para o denunciante, imunidade parlamentar não pode ser confundida com qualquer tipo de privilégio individual. "Parlamentares devem manter, dentro e fora do parlamento, condutas ilibadas, não podendo expor a Casa de Leis (Câmara) ao escárnio ou execrações públicas", afirma.

Segundo o denunciante, vereador deve exercer o mandato para salvaguardar o interesse do povo, de maneira a não ferir leis e o Estado de Direito. Ele acredita que Hildebrando infligiu a Lei Orgânica e a Constituição. Por isso, pede ao presidente da Câmara, vereador Fábio Alves Moreira, o Roxinho (MDB), abra processo de quebra de decoro parlamentar, que pode gerar a cassação do mandato de Ivan Hildenrando.

Outro lado

Ontem, à Reportagem, Hildebrando disse que vinha sendo humilhado pelo denunciante nas redes sociais e que Joziel estaria tentando afasta-lo do mandato.

"Ele me chamava de obeso e que essa condição poderia me causar problemas de saúde. Ao mesmo tempo, fazia pressão junto a lideranças do partido no sentido que eu pedisse afastamento. Eu me neguei e ele continuou me destratando nas redes sociais. Tenho cópia de todas as postagens dele", disse.

Na última sessão ordinária, o parlamentar ainda fez uma retratação pública dizendo que se excedeu em relação a Joziel Lima.

"Não fugirei às responsabilidades oriundas da fala. Estou preparado em relação a esfera judicial. Eu associei o cidadão a lixo e não se deve falar ou direcionar uma palavra dessa a um ser humano, seja quem quer que seja e em que condições esteja. Palavras não tem volta, foram registradas e responderei".

Ao final da sua fala na sessão, o vereador alertou, no entanto que, em relação as demais palavras, que iria provar o que disse.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba como se cadastrar para visitar parque aquático gratuito

Parque da Criança, em Indaiatuba, está a menos de três horas de distância da Baixada Santista

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter